Logo Somapay

Blog da Somapay >

3 principais dúvidas sobre a...

3 principais dúvidas sobre a folha de pagamento digital

30 de março de 2022

Gestão de Pessoas

O contracheque tradicional, muito utilizado pelas empresas e entregue em papel ao funcionário, está sendo deixado de lado. Em seu lugar, a folha de pagamento digital vem ganhando espaço na rotina dos negócios, modernizando o processo e tornando mais fácil a vida do departamento pessoal e dos colaboradores. 

No entanto, se você pensa que as vantagens são resumidas a economia, está enganado! Ela prepara as empresas para a obrigatoriedade do eSocial, programa elaborado pelo Governo Federal que obrigará as empresas de todos os portes e setores a unificar a prestação de contas que é feita e enviada aos órgãos federais. 

Pensando nisso, neste post vamos esclarecer as 3 principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

1. O que é folha de pagamento digital?

Como dito, a folha de pagamento digital é uma das obrigatoriedades do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), projeto do Governo Federal, criado pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, para “integrar as informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo ambiente nacional.” 

Por meio dessa ferramenta, os profissionais de Recursos Humanos e os contadores terão mais facilidade para realizar os seus afazeres do dia a dia. Se antes os cálculos eram feitos manualmente, agora serão pelo sistema operacional, garantindo mais efetividade e reduzindo a chance de erros. 

2. Como a folha de pagamento digital funciona?

Todos os registros financeiros de um colaborador devem constar na folha de pagamento, como: salário, vale-transporte, alimentação, INSS, entre outros. A partir de agora, com a folha de pagamento digital, ficou bem mais fácil controlar os dados do funcionário, já que os cálculos são feitos por meio do sistema. 

3. Quais são as vantagens da folha de pagamento digital?

Entre as vantagens da folha de pagamento digital, selecionamos as principais. Confira!

Economia de custos e de tempo

Os cálculos para equipe de RH, que antes eram manuais e que exigiam tempo para serem realizados, não se repetem no modelo digital. A partir do sistema, basta selecionar opções relativas à pesquisa desejada, assim como o período determinado para que o software faça todas as tarefas sozinho. 

Permite maior controle da folha

Como você bem sabe, a folha de pagamento não é tão estável e fechada. Muito pelo contrário, ela sofre alterações e renovações todos os meses, com reajustes salariais e horas extras. Além de exigir mais do RH, isso também interfere diretamente no fluxo de caixa. Com a folha de pagamento digital, é possível automatizar esses dados e ter maior controle sobre as informações.

Evita erros

Cálculos e comparações feitos de maneira manual estão sempre passíveis de erro, concorda? No entanto, quando são feitos automaticamente por um sistema, essa chance reduz bastante! Dessa forma, é bom estar atento quanto a isso, pois irregularidades e incorreções em folhas de pagamento podem causar multas e entraves jurídicos à empresa. 

Toda mudança exige da empresa tempo e investimento. Contudo, fazer a troca do contracheque tradicional pela folha digital não é tão difícil quanto parece. Hoje, existem empresas especializadas em métodos de pagamentos digitais que tendem a oferecer soluções para pagamentos de colaboradores e funcionários terceirizados, sem a burocracia dos grandes bancos, facilitando o processo. 

Conheça a Somapay

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.