Logo Somapay

Blog da Somapay >

3 impactos da transformação...

3 impactos da transformação digital no setor financeiro

15 de março de 2022

Gestão de Pessoas

A transformação digital vem impactando muitos negócios, desde o marketing até o setor financeiro. A utilização da tecnologia para melhorar os resultados das empresas e trazer soluções, como a otimização de processos e ganho de produtividade, intensificou-se com a pandemia com os trabalhos remotos.

Pensando nisso, listamos alguns impactos da transformação digital no setor financeiro. Acompanhe!

1. Ganho de produtividade

Podemos dizer que a transformação digital vem ajudando muito na produtividade das empresas como um todo, e na área financeira isso não é diferente. Afinal, hoje já é possível utilizar a tecnologia para otimizar muitas rotinas e processos desse setor.

Se antes, procedimentos padrões precisavam ser realizados de forma manual, muitos foram automatizados. Dessa maneira, o trabalho que exigia muita dedicação e que apresentava grandes possibilidades de falhas na sua execução, tornou-se algo fácil, rápido e menos suscetível a erros.

Isso deu margem para uma melhor atuação na inteligência da área financeira por parte dos colaboradores, deixando o operacional para a tecnologia resolver. Portanto, podemos constatar que isso resulta em muito mais produtividade.

2. Maior poder de análise

Sabemos que a área financeira funciona melhor quando consegue lidar com muitos dados, pois oferece grandes oportunidades para analisar vários aspectos da empresa e implementar melhorias, principalmente quando elas estão relacionadas à redução de custos e ao aumento do faturamento do negócio.

Porém, é natural que haja certa limitação quando essas análises são feitas manualmente, pois o nosso cérebro ainda não desenvolveu capacidade de processar uma grande quantidade de dados, tal como a tecnologia.

Hoje, existem diversas soluções, baseadas em Big Data, por exemplo, que podem fornecer maior poder de análise dos dados da empresa. Dessa maneira, é possível tomar decisões muito mais assertivas e trazer grandes ganhos para a gestão financeira.

3. Promoção de uma mudança de mentalidade

Outro grande impacto da transformação digital é a sua capacidade de promover uma mudança de mentalidade no próprio setor financeiro. O fato é que essa área sempre teve fama de ser mais burocrática e não muito adepta à inovações.

Adotando a tecnologia, é possível acompanhar as tendências do mundo empresarial e levar isso para a rotina de trabalho. Pode até não parecer, mas isso fará com que os colaboradores mudem sua maneira de pensar e lidar com o empreendimento, adaptando-se totalmente ao mundo dos negócios.

A reputação da área melhora, mostrando que esse setor também está aberto para o novo, para sair da zona de conforto e que também pode ser criativo.

Transforme o sistema de pagamentos da sua empresa e reduza custos com as soluções Somapay!

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.