Logo Somapay

Blog da Somapay >

4 dicas de gestão de tempo pa...

4 dicas de gestão de tempo para times de Departamento Pessoal

16 de março de 2022

Gestão de Pessoas

Para dar conta das mais diversas demandas de trabalho que fazem parte da rotina do departamento pessoal, é preciso fazer uma gestão de tempo. Mas o que é a gestão de tempo e como fazê-la?

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas que podem ajudá-lo na otimização do tempo para tornar o trabalho do departamento pessoal mais eficaz e produtivo. Acompanhe!

O que é a gestão de tempo?

A gestão de tempo é uma estratégia para ter mais qualidade na execução das atividades. Nela, o planejamento do que deve ser feito se torna parte essencial dessa gestão. Uma pessoa que sabe fazer a gestão de tempo é aquela que tem foco e sabe estabelecer prioridades, inclusive, prevendo espaços para pausas.

Trouxemos algumas dicas que te ajudarão na sua gestão de tempo:

1. Administre bem o seu tempo

Aquela máxima em que se diz “tempo é dinheiro” se adequa perfeitamente ao âmbito organizacional. Tenha em mente que otimizar tempo em uma empresa é necessário, porém, é um desafio e tanto quando não se consegue o envolvimento de todos. Veja o que pode ser feito:

  • Use checklist: ao chegar no trabalho, faça uma lista com todas as atividades que deverão ser feitas durante o seu dia. À medida que elas forem realizadas, risque-as da lista para que você se sinta mais motivado a terminá-la;
  • Evite as distrações: evitar aquela olhadinha no WhatsApp ou Facebook se tornou um grande desafio para qualquer pessoa. Porém, essas distrações, por mais simples que sejam, prejudicam sua produtividade e a qualidade do trabalho que você desenvolve;
  • Evite retrabalho: sabe quando você não coloca em questão todos os aspectos de uma determinada tarefa por preguiça ou displicência e depois tem que refazer tudo por causa de um mero detalhe? Evite isso ao máximo! Afinal, qualquer tipo de refação atrapalha muito o seu desempenho;
  • Mantenha seu ambiente de trabalho organizado: isso também influencia muito na sua produtividade, afinal, você pode gastar horas procurando um documento importante por pura falta de organização.

2. Desburocratize processos e delegue funções

Saiba que a burocracia pode ser um grande atraso de vida e desperdício de talentos. Dar autonomia aos colaboradores, àqueles que sobressaem aos outros, é uma boa forma de identificar possíveis líderes, que serão seus principais pontos de contato na gestão de grandes equipes.

Delegar funções ajuda a desenvolver a tomada de decisão e impulsiona uma concorrência positiva dentro do seu quadro de colaboradores, mas, para que essa estratégia seja bem-sucedida, você deverá manter um organograma para delimitar até onde cada um pode chegar.

3. Invista em treinamentos

Você montou uma equipe excelente, que rende muito e otimiza o tempo dos processos, porém o clima organizacional não é bom, ou ainda, possui colaboradores que são organizados, mas que não conseguem desempenhar bem seu papel na empresa. Esses problemas são familiares para você? 

Uma boa solução para essas situações é a promoção de treinamentos para o desenvolvimento da sua equipe. Pesquise a melhor opção para o seu negócio e não deixe de investir nessa iniciativa!

4. Automatize a folha de pagamento

Ter uma folha de pagamento automatizada e integrada com ERPs pode ser a solução ideal para que você consiga se desvencilhar da burocracia no seu dia a dia e direcionar esforços para outras questões importantes.

Existem serviços de automação de folha de pagamento no qual todos os processos são feitos de forma online, desde a criação de conta digital para os colaboradores, até o pagamento de salário e benefícios e a disponibilização do contracheque online, tudo de forma segura, prática e ágil.

Transforme o sistema de pagamentos da sua empresa e reduza custos com as soluções Somapay!

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.