Logo Somapay

Blog da Somapay >

5 dicas para reduzir custos de...

5 dicas para reduzir custos de RH

11 de abril de 2022

Gestão de Pessoas

O setor de recursos humanos não é aquele que lida somente com a contratação de funcionários. Mais do que isso, é uma importante chave para a captação de talentos e para a integração da cultura organizacional entre os colaboradores de uma empresa.

Logo, investir nos processos de contratação, pagamentos, ações de incentivo e planos de carreira, por exemplo, pode ter um grande impacto nas despesas do departamento de RH para a organização. 

Se você está com custos de RH muito altos e não sabe como melhorar isso, não se preocupe! Separamos neste artigo 5 dicas para te ajudar a reduzir os gastos e otimizar os processos. Confira!

1. Tenha certeza do número de funcionários necessários

Esse é um cálculo que muitas vezes é feito de forma equivocada e, por isso, pode deixar de indicar que existem cargos desnecessários ou funcionários com muito tempo ocioso, aspectos que também integram a lista de custos de RH.

O resultado disso é um desperdício de recursos enorme, além de causar ruídos na cultura interna, afinal, quando esse número está mal gerenciado, as equipes se sentem dispersas e, consequentemente, desmotivadas.

Tente equilibrar o máximo possível a quantidade de demandas e as respectivas funções de cada colaborador. 

2. Invista em treinamento

Investir em treinamentos de alinhamento de equipes e também na promoção de uma cultura interna forte e que motive todos os colaboradores é importante para ter o colaborador mais engajado e aumentar as vendas da empresa. 

Dessa forma, também é possível melhorar a produtividade e a qualidade nos processos internos e reduzir custos de RH.

3. Enxugue gastos fixos

Existem trocas simples que podem ser feitas para diminuir o consumo de gastos como água, luz e outros.

Instalar sensores automáticos para identificar a presença de pessoas, trocar a iluminação por lâmpadas mais econômicas e promover campanhas internas de conscientização são alguns exemplos do que pode ser feito.

A partir dessas 5 dicas, certamente você estará mais apto a alcançar melhores resultados. Avalie seus processos, suas equipes e não deixe de usar a tecnologia a favor do seu negócio.

4. Terceirize serviços

Existem setores em uma empresa que são indispensáveis para o seu funcionamento diário, mas que não representam, de fato, o produto final que você está vendendo.

Nesses casos, é aconselhável considerar a terceirização de alguns serviços. Isso desonera o setor de contratações e, consequentemente, otimiza os gastos para continuar progredindo. No entanto, no momento de tomar essa decisão, é importante considerar, no mínimo, três pontos:

  • A estrutura da empresa permite que determinado setor seja terceirizado ou isso vai impactar diretamente no resultado final do negócio?
  • Ao colocar as despesas na ponta do lápis, essa opção é realmente vantajosa?
  • A terceirização estará alinhada à cultura de integração entre os funcionários e os trabalhadores contratados?

5. Automatize o que for possível

Muitas tecnologias estão surgindo para auxiliar na gestão das empresas. Existem softwares, aplicativos e plataformas online que agilizam o trabalho do setor de RH. Isso poupa tempo e reduz custos.

Você pode automatizar processos tais como envio de e-mails em massa, pagamentos de funcionários e terceirizados, substituição de planilhas por gráficos com atualizações em tempo real e critérios padronizados de recrutamento.

Transforme o sistema de pagamentos da sua empresa com a Somapay!

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.