Você também sente aquela felicidade quando vê uma placa com o símbolo do wi-fi em ambientes públicos e estabelecimentos comerciais? Nada melhor do que desligar os dados móveis e aproveitar a conexão sem gastar o 3G, não é mesmo?
Os usos da internet para resolver situações são diversos: fazer login em contas pessoais e profissionais para se dedicar às atividades, compartilhar fotos e vídeos da família e amigos, acessar contas bancárias para realizar transações financeiras e outras atividades.
Mas será que realmente dá para fazer tudo isso de forma segura e confiável usando wi-fi público? Acompanhe esse artigo e veja os cuidados para não se prejudicar!
O que é wi-fi público?
O wi-fi público é qualquer rede sem fio que fornece acesso à internet onde usuários se conectam através de dados cedidos, como nome, C.P.F., data de nascimento e e-mail. Dessa forma, é realizado um cadastro que possibilita ao usuário ter um login e senha para usar o wi-fi público por determinado tempo.
Quando se opta por utilizar esse tipo de conexão, o processo que ocorre é o de transferência de informações através de ondas de rádio.
Diversas empresas entenderam que poderiam atrair público se oferecessem wi-fi gratuito em seus estabelecimentos. Algumas operadoras de telefonia móvel também aproveitaram a oportunidade de oferecer conexão de forma gratuita no intuito de obter informações dos celulares de usuários.
Essa tecnologia está disponível a todos que se sintam à vontade de utilizá-la. Ao contrário das redes que são instaladas nas residências, as redes públicas podem atrair pessoas mal intencionadas mais facilmente.
Usar ou não usar wi-fi público?
Ter a facilidade de utilizar uma rede sem gastar os dados móveis é uma super vantagem, mas ter dados copiados e até mesmo vazamento de informações confidenciais é um prejuízo e tanto ao usar wi-fi público.
Com as relações de trabalho mais flexíveis, muitos profissionais optam por trabalhar fora do ambiente doméstico, onde há uma conexão de internet mais segura. Para quem optar por esse modelo, se assegurar de estar em ambiente com proteção aos dados é fundamental.
Separamos uma lista com vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de conexão. Cabe a cada um analisar com qual finalidade usaria uma rede pública, pesando sempre os prós e contras desse uso. Observe:
Vantagens
- Economizar dados móveis.
- Ficar conectado por mais tempo.
- Acessar conteúdos mais pesados.
- Fazer upload e download de documentos.
- Assistir ou ouvir séries através dos streamings.
Desvantagens
- Permitir a coleta de dados dos aparelhos utilizados.
- Falsidade da rede wi-fi que objetiva clonagem de dados.
- Não existe a garantia de protocolos de segurança na rede.
- Sofrer golpe cibernético que rouba logins e senhas de aplicativos.
- Pegar vírus nos aparelhos que utilize para manter a conectividade.
Se você já passou por algum momento onde teve que utilizar rede público, com certeza já se deparou com a tela a seguir:
Ao se deparar com essa tela e seguir usando a rede, você tem ciência de que está complementamente vulnerável e desprotegido na rede em questão.
Nossa dica é: saia imediatamente desta conexão e ative o antivírus para limpeza em geral do seu equipamento.
Entenda os riscos de usar wi-fi fora de casa e confira quais cuidados tomar
É sempre um alívio encontrar wi-fi grátis em estabelecimentos comerciais, praças e outros lugares, tornando-se conveniente conferir e-mails, interagir nas redes sociais ou acessar a internet durante o tempo livre.
Entretanto, criminosos virtuais costumam espionar redes wi-fi públicas e interceptar os dados transferidos. Dessa forma, esses elementos conseguem acessar as credenciais bancárias, senhas de contas e outras informações valiosas dos usuários.
Você deve estar se perguntando: “Então, o que fazer? Será que é melhor não entrar em wi-fi públicos? Dá para ficar protegido em uma rede sem fio gratuita?”. Abaixo, listamos algumas dicas de como se proteger ao utilizar essas redes wi-fi.
1. Seja cauteloso ao usar wi-fi público
Uma conexão wi-fi pública é basicamente desprotegida e te deixa vulnerável. Portanto, evite entrar o tempo todo em redes públicas.
2. Verifique se a conexão sem fio é legítima
Golpistas criam as próprias redes para te fazer acessar. Ao invés de conectar-se imediatamente em uma rede pública de wi-fi, converse com um funcionário do local que oferece conexão wi-fi pública e peça informações sobre o ponto de acesso à rede legítima.
3. Desative a conexão automática com o wi-fi
Geralmente os aparelhos mais modernos são muitas vezes configurados para se conectar automaticamente a redes de wi-fi próximas. Sempre que possível desative essa função nos seus celulares e notebooks. Caso não saiba como fazer isso, verifique em algum canal ou site de confiança.
4. Evite acessar sites que solicitem credenciais para realizar transações financeiras
É sempre bom evitar o acesso a sites pelos quais os criminosos virtuais consigam obter sua identidade, senhas ou informações pessoais, como redes sociais, serviços de banco ou sites que armazenam informações de cartões. As operações que precisam de maior cuidado devem ser realizadas em ambiente seguro, como sua casa ou empresa.
5. Proteja seu dispositivo
Mantenha seu dispositivo sempre atualizado e, se possível, utilize uma solução de antivírus! Isso ajudará na proteção caso você precise acessar redes de wi-fi públicas. Ao receber qualquer notificação do antivírus, leia com calma e execute os direcionamentos mencionados por ele.
6. Use os dados móveis
Sempre que possível, utilize os dados móveis do seu aparelho, pois você estará mais seguro para realizar suas operações. Verifique diretamente com a sua operadora quais são as melhores opções para o tipo de uso que você realiza (upload, download, assistir ou transmitir ao vivo, etc.).
É bom frisar que adotar todas essas proteções não vai impedir totalmente que você seja atingido por um cibercriminoso, mas irá minimizar as chances disso acontecer.
Caso você precise realmente optar pelo uso do wi-fi público, mesmo que de forma rápida, opte pelo uso de aplicativos que criptografam as mensagens e dificultam as ações de hackers.
Não fique vulnerável e se prejudique por tentar ter mais facilidade. Às vezes, o barato sai muito caro e acaba te lesando gravemente. Proteja-se!
Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog: