Dificuldades em organizar a folha de pagamento, documentos perdidos e problemas na hora de compensar as horas extras? Se esta é a realidade do seu departamento pessoal, não se preocupe! Colocando em prática algumas dicas simples, você poderá melhorar seus processos e potencializar seus resultados.
O departamento pessoal é uma área central em qualquer empresa, afinal, é o responsável por regulamentar o trabalho dos colaboradores em uma organização. Falhas nesse setor podem acarretar multas, processos e até mesmo comprometer o desempenho das atividades corporativas. Sendo assim, deixá-lo mais eficaz é essencial para o sucesso da empresa.
No post de hoje, você conhecerá 4 dicas para aperfeiçoar e otimizar os processos no seu departamento pessoal. Confira!
Como otimizar seu departamento pessoal?
Por estar muito ligado à legislação trabalhista, alguns processos do departamento pessoal podem parecer muito engessados ou difíceis de serem modificados. Além disso, muitas tarefas acabam se tornando burocráticas e operacionais, características que podem deixar a equipe sobrecarregada e desmotivada.
A boa notícia é que existem formas para aprimorar o modo com que os colaboradores realizam suas funções e melhorar os resultados da empresa. Com algumas modificações, você poderá reduzir o tempo com tarefas operacionais, favorecendo a produtividade das equipes e minimizando o risco de falhas. Veja a seguir como isso pode ser feito.
4 dicas para aperfeiçoar e otimizar os processos no seu departamento pessoal
1. Centralize os dados dos seus funcionários
O departamento pessoal reúne muitas informações sobre os seus funcionários. Por isso, é essencial criar uma forma eficiente de organização desses dados.
Busque meios de centralizar a informação em apenas um documento. Com isso, a sua equipe ganhará tempo quando precisar coletar esses dados para preenchimento da folha de pagamento ou outros documentos.
Uma boa forma de organizar essas informações é a utilização de uma planilha. Nela, você pode inserir informações como a data de entrada do funcionário, seu tempo de empresa, dados pessoais e referências relacionadas à sua remuneração.
Dessa forma, sua equipe terá acesso a esses indicativos utilizando apenas uma ferramenta sempre que for necessário. Muito mais prático, não?
2. Controle as horas extras
O controle das horas extras é essencial para uma boa folha de pagamento, férias e folgas dos seus funcionários. Por isso, busque meios para monitorá-las de forma eficiente.
O uso de algumas ferramentas, como planilhas ou softwares, podem te ajudar nesse trabalho. Busque recursos disponíveis no mercado e descubra qual é o mais adequado à sua realidade.
3. Organize os documentos
O departamento pessoal reúne toda a documentação dos funcionários da sua empresa. Portanto, é essencial que eles estejam organizados de forma segura e de fácil acesso à sua equipe.
Crie pastas específicas para cada colaborador, centralizando os registros referentes a cada um deles.
Você pode também digitalizar os documentos. Apesar de não substituir a documentação física, a digitalização evita que a sua equipe tenha que manusear diversas pastas e papéis na hora de pesquisar por informações.
Ao escanear esses dados, você também evitará o risco da perda de documento e facilitará o trabalho dos seus colaboradores.
4. Acompanhe datas e prazos
A legislação exige que o departamento pessoal cumpra diversos prazos para que a empresa seja considerada regular. O não cumprimento dessas datas pode gerar multas e processos, causando prejuízos financeiros para o negócio.
Para evitar que isso aconteça, organize todas as datas e prazos com antecedência. Além disso, busque ferramentas que permitam que essas informações fiquem disponíveis de forma visual para toda a equipe.
Com essas dicas, você otimiza os processos no seu departamento pessoal, gerando mais resultados e aumentando a produtividade da sua equipe. Além disso, essas iniciativas também farão com que sua empresa fique de acordo com o que é exigido na legislação trabalhista.
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