Definir alguns entre os principais indicadores financeiros de uma empresa é de suma relevância para monitorar e controlar o andamento dos negócios. Gerir uma companhia com foco em bons resultados demanda o estabelecimento e o acompanhamento de métricas de desempenho.
Neste artigo, abordaremos a importância dos indicadores financeiros para a análise dos resultados da organização. Falaremos, ainda, sobre como é imprescindível usar os ideais. Depois, daremos algumas dicas de métricas utilizadas por grande parte das instituições atualmente. Acompanhe e fique por dentro do assunto!
Como escolher indicadores inteligentes para a empresa?
Em um estudo sobre a elaboração de indicadores inteligentes, o autor Andy Nelly, professor da Universidade de Cambridge, sugere requisitos essenciais para sua delimitação: fundamentação, finalidade, meta, frequência de apuração, fórmula, frequência de revisão, responsável pela mensuração e fonte dos dados.
Dessa forma, para obter indicadores com mais eficácia, pode-se utilizar o método SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-based), no qual é preciso analisar especificidades, relevância, formas de mensuração e garantir que os objetivos sejam alcançáveis em tempo hábil.
Com indicadores financeiros adequados, a empresa pode reduzir custos, ampliar fatores promotores de desenvolvimento e identificar possíveis gargalos para o apontamento de alternativas que os solucionem.
Para tal, é preciso adotar, ainda, sistemas de apoio à gestão que gerem dados para alimentar os indicadores, possibilitem o acompanhamento eficaz da apuração em tempo real e permitam revisar continuadamente os resultados apurados.
Quais os desafios da criação de indicadores?
Os maiores desafios da geração de indicadores financeiros abrangem, principalmente, a dificuldade na delimitação de objetivos e o momento exato de implementar as mudanças propostas pelos resultados no ambiente organizacional.
Além disso, a falta de critérios, o déficit de base teórica para a escolha dos indicadores e problemas na integração de informações entre setores da empresa também podem atrapalhar a eficácia dessa análise.
Outra dificuldade está na manutenção da avaliação, no monitoramento dos resultados após a conclusão da análise ou em falhas ocorridas pela falta de reavaliação após um período para aperfeiçoamento dos índices.
Quais são os principais indicadores financeiros de uma empresa?
Seguem alguns indicadores financeiros mais utilizados no âmbito organizacional.
Ticket médio
É o valor médio de cada uma das vendas ou prestações de serviço. Sua determinação é necessária para avaliar a saúde financeira do empreendimento, ou seja, se ajuda no alcance de um ponto de equilíbrio e na geração de lucros.
Com o ticket médio é possível garantir mais eficácia no planejamento quando a empresa se encontra no processo de estabelecimento de metas ou procura por investimentos.
Ponto de equilíbrio
Uma companhia alcança o seu ponto de equilíbrio quando a prestação de serviços ou suas vendas são suficientes para arcar com todas as despesas contraídas. Sendo assim, é a partir desse ponto que os valores de venda podem se tornar lucro palpável para o negócio.
É crucial saber em qual momento uma organização atinge seu equilíbrio. Isso porque é necessário notar se ele está demorando muito para acontecer (o que quer dizer que os lucros obtidos estão menores).
Margem de contribuição
A margem de contribuição é a parcela da receita que sobra para auxiliar no pagamento das despesas fixas e na obtenção de lucro.
Trata-se do faturamento bruto das vendas, retirando-se o custo da mercadoria vendida (ou dos serviços prestados) e as despesas variáveis e, por isso, é o valor apurado após a empresa atingir o ponto de equilíbrio, ou o break-even-point (ponto crítico de vendas).
Muitas pessoas utilizam o termo Margem de Contribuição quando fazem a apuração individual da carteira de produtos ou serviços, mas, na verdade, esse deve ser denominado Margem de Contribuição Unitária.
Logo, quando os custos e despesas variáveis de um produto são deduzidos do valor da sua venda, calcula-se sua margem de contribuição unitária.
A determinação desse valor é imprescindível para avaliar a participação do item no montante, justificar a sua permanência ou retirada da carteira da empresa ou a necessidade de alguma intervenção relacionada ao marketing e a novas estratégias de vendas.
Qual a relevância dos indicadores financeiros para os negócios?
Quando os indicadores financeiros são definidos e devidamente acompanhados — e, mais do que isso, se estabelece uma relação comparativa entre eles — o gestor tem a oportunidade de traçar metas e buscar sempre pelos melhores resultados.
São tais métricas que fornecem uma base firme de visualização, que ocorre em termos financeiros e igualmente para o planejamento de objetivos. Não se esqueça de que uma empresa envolve expansão, crescimento e escalabilidade.
Mas não é possível ter um negócio perfeitamente escalável sem o respectivo monitoramento de todos os valores e de seu desempenho financeiro.
Além disso, é preciso ter em mente que, para mensurar da forma adequada determinados aspectos de seu contexto, é importante definir os indicadores apropriados para cada elemento da empresa: processos, pessoas e produção.
A implementação dos principais indicadores financeiros pode ser extremamente positiva para a gestão do negócio, porque ajuda a identificar gargalos para garantir efetivamente nas ações.
Com a análise do índice de liquidez, por exemplo, é possível determinar valores de investimento em inovação, implantar mais tecnologia para automatizar e padronizar processos e o fluxo de informação.
Isso dinamiza o trabalho, ajuda as pessoas a ficarem motivadas e a mudarem de comportamento para viabilizar a eficiência do negócio, sem índices de ociosidade.
De posse dos valores de margem de contribuição, os gestores podem adotar medidas para uma produção mais enxuta, chamada lean manufacturing, com o objetivo de reduzir os custos da mercadoria (ou serviço) vendida e, com isso, aumentar suas margens de lucro.
Como gerir esses indicadores de forma eficiente?
Para gerenciar os principais indicadores financeiros de forma eficiente é preciso acompanhar as movimentações do mercado, ou seja, monitorar continuadamente o nível de satisfação dos clientes da empresa e dos principais concorrentes no ramo de atuação.
Esse tipo de acompanhamento pode ser muito difícil para algumas empresas, principalmente pela falta de conhecimento sobre ferramentas que podem facilitar o processo, como um CRM (Customer Relationship Management) ou as tradicionais pesquisas de campo.
Logo, é importante implementar ferramentas para monitorar os dados estratégicos, tratá-los de maneira adequada e transformá-los em relatórios gerenciais que, juntamente com os principais indicadores financeiros auxiliem na tomada de decisão.
Existem muitas soluções de Big Data que oferecem esses relatórios em tempo real, resultado do cruzamento de inúmeros indicadores financeiros para apresentar a melhor estratégia a ser executada no negócio.
Agora que você já conhece os principais indicadores financeiros de uma empresa, faça uma avaliação para saber quais são os melhores e mais recomendados para o seu negócio. Assim, é possível readequar metas e conquistar novas oportunidades.
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