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CFO: saiba o que é e quais suas responsabilidades dentro da empresa

23 de maio de 2022

Gestão de Pessoas

A saúde financeira de uma empresa é fundamental para que ela consiga executar sua atividade-fim, ser competitiva, produtiva e gerar resultados positivos. Por isso, é preciso ter um líder nas organizações com a missão específica de zelar por suas finanças. O CFO (diretor executivo financeiro) é o gestor responsável por essa missão. Sua função é comandar uma equipe focada na gestão do capital da empresa.

Para entender melhor sobre esse profissional, a seguir vamos mostrar quais os seus encargos e por que ele é tão importante para o sucesso de qualquer organização. Acompanhe!

O que é um CFO

O Chief Financial Officer (CFO) ou diretor executivo financeiro é o principal cargo da área financeira de uma empresa. 

Geralmente, o CFO é um profissional com um bom tempo de atuação nas rotinas financeiras e tem experiência em cargos como diretor financeiro ou controller. Entre as formações mais comuns para os ocupantes do cargo estão as de bacharel em ciências contábeis e administrador de empresas, com MBA ou pós-graduação na área de finanças.

Quais são as atribuições do CFO?

As áreas de finanças, em geral, ganharam grande importância nas empresas durante as últimas décadas. Se antes os profissionais do setor limitavam-se a organizar as despesas, contas e demonstrativos financeiros, atualmente eles são bem mais ativos, participando também do estabelecimento de metas e objetivos estratégicos.

Veja abaixo alguns dos papéis que tornam o diretor executivo financeiro tão valorizado no ambiente corporativo. 

Comanda as finanças da empresa

Controlar as finanças da organização, mantendo-a saudável e segura para a execução de sua atividade-fim, continua sendo uma atribuição primordial do CFO. Afinal, se essa missão não for cumprida corretamente, não há como avançar em componentes estratégicos.

Controla as metas

O CFO deve ter profundo conhecimento do negócio para dimensionar as necessidades financeiras da empresa. Sabendo o quanto de capital a organização precisa e em que momento deve dispor dos recursos, o executivo pode traçar metas financeiras.

Avalia os objetivos

A área financeira presta um suporte indispensável para todos os setores da organização. Isso porque não há como traçar nenhum plano ou objetivo sem considerar, desde o início, as finanças envolvidas no projeto. Assim, o CFO comanda a análise da viabilidade de todos os processos.

Leia também: 5 relatórios gerenciais que toda a empresa precisa analisar

Entende sobre os orçamentos

O controle sobre os orçamentos de cada processo da empresa está entre os insumos de trabalho do CFO. Com base nesses dados, ele planeja os processos financeiros da operação e busca meios de atender às demandas, sem comprometer a saúde da empresa.

Quais são as diferenças entre CFO e CEO?

O CEO é o principal gestor de uma empresa. Ele é responsável pelas decisões estratégicas que ditam os rumos da organização a curto, médio e longo prazo. O CFO também é essencial na elaboração dessas diretrizes, porém, ele se apega aos aspectos financeiros do negócio.

Para o bom andamento da gestão da empresa é importante que CEO e CFO atuem de forma alinhada, em contato direto. Com isso, as estratégias adotadas pela organização são mais efetivas e sustentáveis.

Essas são as principais características e atribuições de um diretor executivo financeiro, ou, simplesmente, CFO, um dos mais importantes líderes de qualquer empresa. Lembre-se que a saúde das finanças da organização depende da atuação desse profissional, junto com a sua equipe.

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