fbpx

Início>

Gestão de Pessoas>

Renegociação de dívidas:...

Renegociação de dívidas: como fazer de forma inteligente?

Publicado em 18 jul 2022

Atualizado em 18 jul 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

Quem nunca se perguntou o que fazer para renegociar as dívidas, que atire a primeira pedra. A verdade é que custamos para dormir à noite quando estamos afundando em dívidas e esta não é uma sensação agradável para ninguém.

Até as pessoas mais bem planejadas estão suscetíveis a passarem por imprevistos financeiros e podem recorrer ao cheque especial, cartão de crédito ou Saldo Extra. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a renegociar as suas dívidas. Boa leitura!

Como renegociar as dívidas?

A primeira grande dica é: reorganize o seu orçamento! Criar listas pode te ajudar nisso:

  • Liste todas as entradas e saídas da conta bancária todo mês. Crie uma tabela para facilitar a visualização das receitas (dinheiro que entra) e despesas (dinheiro que sai). Veja o exemplo a seguir:

  • Liste tudo o que você deve em cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, boletos, cheque especial, Saldo Extra, etc.
  • Liste todos os gastos que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados. Ao invés de fazer todas as assinaturas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Telecine, Disney+), que tal escolher apenas uma?
  • Liste ideias para gerar renda extra: fazer doces e comidas para vender, dar aulas particulares, revender um produto, etc. 

Como limpar o nome?

Se seu nome está negativado junto aos órgãos de créditos SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC você deve optar por realizar a renegociação de dívidas. Mesmo que sejam muitas, aos poucos você vai quitando e melhorando a confiança que o comércio pode ter em você!

Manter o nome limpo na praça possibilita que você tenha mais crédito junto às empresas, realize financiamentos e empréstimos com juros mais baixos. 

Leia também: SPC x Serasa: saiba a diferença e como consultar

3 dicas para fazer uma renegociação de dívidas

Separamos 3 dicas essenciais que você precisa saber antes de renegociar e quitar dívidas com instituições financeiras. Dá para aproveitar as melhores opções no mercado quando você se planeja. 

1. Defina sua estratégia de renegociação da dívida 

Antes de fazer a negociação com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar. E leve todos os documentos que vão comprovar sua capacidade de pagamento. Faça uma lista de perguntas que você poderá fazer antes de assinar a negociação. Por exemplo:

  • Qual será o desconto, em percentual, sobre a dívida total?
  • Se pagar à vista, posso ter um desconto maior?
  • Se parcelar, quais serão os juros?
  • Depois de pagar, em quanto tempo terei minha situação regularizada na Serasa?
  • Quando pagar, vou receber uma carta de quitação?

2. Faça a renegociação de dívidas diretamente com a instituição financeira

Crie uma ordem para entrar em contato com cada uma das instituições que você deve e verifique quais as formas de pagamento para quitar as dívidas.

Ao lado de cada instituição, coloque o valor total da dívida, o valor se você for quitar à vista e as possibilidades de parcelamento. Isso te ajudará no momento de decidir qual será a ordem de pagamento.

Caso as suas dívidas já estejam nos órgãos credores, use a mesma técnica! Aproveite para tentar negociar mais de 1 dívida ao mesmo tempo!

3. Aproveite o Feirão Limpa Nome

O Feirão Serasa Limpa Nome é uma excelente iniciativa que acontece nas cidades brasileiras, dando oportunidade para os cidadãos quitarem suas dívidas com valores de acordo bem abaixo do valor real. No ano de 2022, o Feirão está previsto para acontecer no mês de novembro! Prepare-se!

Além de pagar as dívidas com descontos, o Feirão influencia diretamente o seu Serasa Score! 

O que é Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000. E indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. O score de crédito é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões.

Pontuação no Serasa Score

Como evitar novas dívidas?

Separamos algumas dicas para evitar novas dívidas após a renegociação de dívidas.

  • Mantenha sua planilha financeira atualizada;
  • Faça renda extra;
  • Reduza gastos desnecessários;
  • Faça uma reserva de emergência.

Como renegociar a dívida do Saldo Extra?

O Saldo Extra é um benefício exclusivo para clientes Somapay. É possível solicitá-lo no próprio app, sem burocracia e sem consultas no SPC e Serasa

Caso você tenha parcelas do Saldo Extra em aberto com a Somapay, é possível renegociar a sua dívida de duas formas: à vista ou parcelado. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o app Somapay e clique no ícone “Renegociar dívidas”
  1. Veja as propostas para renegociar as suas dívidas. Você também pode ver os acordos de renegociação já realizados.
  1. Clique em “Propostas” para ver o valor da dívida e as condições para quitá-la à vista ou parcelado. 

*A renegociação da dívida é feita pelo app para clientes com mais de 45 dias de atraso. Também é possível fazer a renegociação de dívida através dos canais de atendimento Capital e região metropolitana: 4007-2699, pelo 0800 006 6650 ou atendimento no nosso WhatsApp.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog:

Relacionados

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.