fbpx

Início>

Gestão de Pessoas>

4 Dicas para otimizar os...

4 Dicas para otimizar os processos no seu departamento pessoal

Publicado em 11 jan 2022

Atualizado em 11 jan 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

 

Dificuldades em organizar a folha de pagamento, documentos perdidos e problemas na hora de compensar as horas extras? Se esta é a realidade do seu departamento pessoal, não se preocupe! Colocando em prática algumas dicas simples, você poderá melhorar seus processos e potencializar seus resultados.

O departamento pessoal é uma área central em qualquer empresa, afinal, é o responsável por regulamentar o trabalho dos colaboradores em uma organização. Falhas nesse setor podem acarretar multas, processos e até mesmo comprometer o desempenho das atividades corporativas. Sendo assim, deixá-lo mais eficaz é essencial para o sucesso da empresa.

No post de hoje, você conhecerá 4 dicas para aperfeiçoar e otimizar os processos no seu departamento pessoal. Confira!

Como otimizar seu departamento pessoal?

Por estar muito ligado à legislação trabalhista, alguns processos do departamento pessoal podem parecer muito engessados ou difíceis de serem modificados.  Além disso, muitas tarefas acabam se tornando burocráticas e operacionais, características que podem deixar a equipe sobrecarregada e desmotivada.

A boa notícia é que existem formas para aprimorar o modo com que os colaboradores realizam suas funções e melhorar os resultados da empresa. Com algumas modificações, você poderá reduzir o tempo com tarefas operacionais, favorecendo a produtividade das equipes e minimizando o risco de falhas. Veja a seguir como isso pode ser feito.

4 dicas para aperfeiçoar e otimizar os processos no seu departamento pessoal

1. Centralize os dados dos seus funcionários

O departamento pessoal reúne muitas informações sobre os seus funcionários. Por isso, é essencial criar uma forma eficiente de organização desses dados.

Busque meios de centralizar a informação em apenas um documento. Com isso, a sua equipe ganhará tempo quando precisar coletar esses dados para preenchimento da folha de pagamento ou outros documentos.

Uma boa forma de organizar essas informações é a utilização de uma planilha. Nela, você pode inserir informações como a data de entrada do funcionário, seu tempo de empresa, dados pessoais e referências relacionadas à sua remuneração.

Dessa forma, sua equipe terá acesso a esses indicativos utilizando apenas uma ferramenta sempre que for necessário. Muito mais prático, não?

2. Controle as horas extras

O controle das horas extras é essencial para uma boa folha de pagamento, férias e folgas dos seus funcionários. Por isso, busque meios para monitorá-las de forma eficiente.

O uso de algumas ferramentas, como planilhas ou softwares, podem te ajudar nesse trabalho. Busque recursos disponíveis no mercado e descubra qual é o mais adequado à sua realidade.

3. Organize os documentos

O departamento pessoal reúne toda a documentação dos funcionários da sua empresa. Portanto, é essencial que eles estejam organizados de forma segura e de fácil acesso à sua equipe.

Crie pastas específicas para cada colaborador, centralizando os registros referentes a cada um deles.

Você pode também digitalizar os documentos. Apesar de não substituir a documentação física, a digitalização evita que a sua equipe tenha que manusear diversas pastas e papéis na hora de pesquisar por informações.

Ao escanear esses dados, você também evitará o risco da perda de documento e facilitará o trabalho dos seus colaboradores.

4. Acompanhe datas e prazos  

A legislação exige que o departamento pessoal cumpra diversos prazos para que a empresa seja considerada regular. O não cumprimento dessas datas pode gerar multas e processos, causando prejuízos financeiros para o negócio.

Para evitar que isso aconteça, organize todas as datas e prazos com antecedência. Além disso, busque ferramentas que permitam que essas informações fiquem disponíveis de forma visual para toda a equipe.

Com essas dicas, você otimiza os processos no seu departamento pessoal, gerando mais resultados e aumentando a produtividade da sua equipe. Além disso, essas iniciativas também farão com que sua empresa fique de acordo com o que é exigido na legislação trabalhista.

Transforme o sistema de pagamentos da sua empresa com a Somapay!

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.

Relacionados

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.