fbpx

Início>

Gestão de Pessoas>

Ponto online: controle e...

Ponto online: controle e gestão de pessoas de forma inteligente

Publicado em 1 ago 2022

Atualizado em 1 ago 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

Se você é um profissional ligado à área de RH ou Departamento Pessoal deve conhecer, por vivência própria ou de ouvir falar, as diversas formas de registros de ponto que existiram ao longo da história.

Há quem tenha vivido o registro de horas feito através de anotações em um grande caderno preto ou até mesmo em uma máquina manual que faz aquele barulhinho característico quando a tinta bate no papel cartão na cor parda. 

A verdade é que para chegar no avanço que temos hoje, muitas foram as formas dos colaboradores registrarem suas jornadas de trabalho.

Finalmente a era do ponto online chegou e veio para dominar até mesmo nas pequenas empresas. Separamos para você o artigo abaixo que ajuda a entender o funcionamento do ponto online, além dos benefícios e sistemas disponíveis no mercado. Acompanhe!

Como funciona o ponto online

O ponto online funciona para registrar fielmente os horários de entrada e saída dos colaboradores de seu ambiente de trabalho. Em 2021, esse modelo foi validado pelo Ministério do Trabalho e Previdência através da Portaria 671.

De forma simplificada, cada funcionário possui acesso (pelo celular ou computador) a um sistema e a partir de um comando ele bate o ponto assim que inicia e finaliza a sua jornada. Esse comando pode ser o clique em um botão que permite ao colaborador bater uma simples selfie e registrar o seu ponto.

Como funciona o ponto por geolocalização?

Ao instalar o aplicativo em um celular, e com a função de GPS ativada, basta um clique para que o colaborador informe à empresa em qual horário está iniciando o trabalho e em qual local do planeta (isso mesmo!) está. Isso acontece porque o GPS tem a funcionalidade de indicar precisamente qual o posicionamento geográfico de uma pessoa no mapa.

Caso um colaborador tenha acesso a um celular ou computador, basta que entre em seu ambiente virtual para fazer o registro online do ponto. Existem algumas opções de sistemas disponíveis no mercado que permitem o acesso tanto por um aplicativo como por um site normal; nesse último caso, geralmente, não há a possibilidade de registro de selfies, apenas de marcação geográfica.

Esqueci de bater o ponto, e agora?

Mesmo que esqueça de bater o ponto em algum momento, é possível solicitar o ajuste dentro do próprio app, apresentando uma justificativa válida, e ser notificado quando a solicitação é analisada e validada por alguém do RH.

Benefícios do controle de ponto online

Os benefícios da gestão de ponto online são inúmeros. Essa forma de controle da jornada de trabalho permite às equipes de RH a facilidade para monitorar o ponto online a partir da geração de relatórios que apresentam horas totais trabalhadas durante determinado período, necessidades de abonos por faltas justificadas, entre outras atividades.

Quando as empresas adotam formatos de registros manuais, são esses profissionais que precisam passar todas as informações para as planilhas e calcular dia por dia as horas que irão compor a folha de pagamento de um colaborador. Acaba sendo uma grande perda de horas trabalhadas fazer tantos movimentos quase robóticos.

Das anotações de papel às planilhas de Excel, os registros das jornadas de trabalho ganharam espaços dentro dos sistemas de gestão integrada das empresas. Um grande avanço para a constante evolução do Departamento Pessoal.

Conheça as principais vantagens ao optar pela gestão de ponto através de sistemas online:

Controle na palma da mão

Em tempo real é possível que qualquer analista ou assistente do DP verifique, através de celular, tablet ou computador, o ponto de um colaborador. Basta acessar a área administrativa dedicada aos administradores do sistema de ponto online e validar justificativas de ponto, abonos solicitados e outros recursos. Ainda é possível ter acesso aos relatórios completos do sistema.

Fim de fraudes

A tecnologia do ponto online permite que a geolocalização sinalize em qual local e horário o funcionário fez o registro de ponto, através de uma senha ou selfie. Há alguns sistemas no mercado que aceitam até mesmo os registros em modo offline, que são sincronizados assim que o colaborador acessa uma área com wi-fi ou ativação de dados móveis.

Gestão e controle do banco de horas

É possível saber ainda se um colaborador está fazendo muitas horas extras ou se há muitas horas devidas. Assim, planos de ações podem ser combinados com a liderança do colaborador ou com ele próprio. 

Cumprimento da legislação

De acordo com a portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência, qualquer empresa com mais do que 20 colaboradores precisa realizar o controle de jornada através de registro de ponto eletrônico.

Antecipação de possíveis problemas

Fazer a gestão inteligente do setor de RH ou DP é se antever aos possíveis equívocos que ocorrem, por exemplo, quando há a falta de batimento de um ponto. Assim, antecipadamente, é possível solicitar o ajuste rapidamente aos colaboradores que apresentam disfunções em seus registros.

Baixo custo

Ao contrário dos demais formatos de registro de pontos, o formato online permite que a infraestrutura seja de armazenamento das informações no sistema e nuvem.Dispensam equipamentos em ambientes fixos e constante manutenção.

Marcação do ponto online é realmente segura?

Se comparada com os modelos tradicionais de registro de ponto, a versão online tem a seu favor o fato de estar na palma da mão dos colaboradores. O problema de esquecer de bater o ponto é mitigado, uma vez que diminui a justificativa de não estar no mesmo ambiente que o livro ou equipamento fixo utilizado para bater ponto.

Qual o melhor sistema de ponto online?

A Somapay entendeu a realidade das equipes de RH e Departamento Pessoal! Para ajudar no controle da jornada de trabalho feito constantemente pelos assistentes e analistas, foi criado o Ponto Online Somapay!

Nossa solução oferece o que há de mais atual para o departamento pessoal modernizar e automatizar os processos de gestão de pessoal. O dinheiro e tempo gasto para controlar cada registro manual é compensado com acesso rápido, automatização e integração com plataformas de ERP de folha de pagamento.

Solicite uma proposta personalizada para sua empresa e conheça os benefícios de adotar o sistema.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nossoblog:

Relacionados

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.