fbpx
Materiais Gratuitos
Podcast
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Financeira
  • Tecnologia e Inovação
  • Finanças Pessoais
Materiais Gratuitos
Podcast
Materiais Gratuitos
Podcast

Início>

Gestão de Pessoas>

Gestão de custos: o impacto...

Gestão de custos: o impacto do retrabalho e da burocracia nas contas da empresa

Publicado em 15 fev 2022

Atualizado em 15 fev 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

Além da enorme burocracia imposta pela alta carga tributária brasileira, as empresas ainda enfrentam um problema bem rotineiro: o retrabalho. Trata-se daquelas atividades que necessitam ser refeitas, impactando negativamente na produtividade e gerando também perda de clientes, redução da qualidade dos produtos e desperdício de tempo.

Pensando em como tornar a gestão de custos da sua empresa mais saudável, elaboramos este artigo para demonstrar os impactos negativos que o retrabalho e a burocracia trazem nas contas mensais e trouxemos algumas dicas para evitar o retrabalho. Acompanhe!

Conheça os impactos do retrabalho na gestão de custos

Dentro da realidade de uma empresa, otimizar o tempo, agilizar os processos e reduzir os custos operacionais sem afetar a qualidade dos produtos são premissas essenciais para o ganho de competitividade.

No entanto, existem empecilhos que limitam o crescimento e contribuem com a redução no número de trabalhadores, como a burocracia tributária. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT),  somente os encargos tributários abocanham R$ 60 bilhões por ano das empresas sediadas no Brasil. Trata-se do país líder mundial em tempo gasto com a papelada. Além do desperdício de tempo, os custos aumentam consideravelmente.

Além da famigerada carga tributária, os gestores enfrentam outros desafios para melhorar a produtividade. Entre os entraves, o retrabalho é hoje um vilão em potencial. No momento em que uma tarefa necessita ser executada mais de uma vez, acontecem atrasos no cumprimento dos prazos e gastos com matérias-primas, sem falar na queda na qualidade dos produtos.

Por isso, são necessárias medidas de gestão que ajudarão a sua empresa a manter esses problemas afastados, como mostraremos a seguir!

Descubra alternativas para vencer a burocracia e o retrabalho

Livre-se, o máximo possível, dos papeis

Os pagamentos dos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo, podem ser feitos de maneira digital.

Muitos tributos também podem ser quitados sem a necessidade de você sair da frente do computador. Por isso, insira um banco de dados com informações pertinentes que possam auxiliá-lo na gestão dos custos operacionais e administrativos.

Faça o planejamento das ações

O planejamento das ações também é fundamental para evitar o retrabalho e possíveis surpresas com tributos e multas por perda de prazos. Quanto mais organização houver, maiores serão as chances da sua empresa se manter competitiva.

Estime os custos

Estimar os custos dos recursos necessários na linha produtiva é outra atividade que não pode fugir da rotina. Assim, haverá maior possibilidade de economia. Monitore também os valores de tudo que estiver sendo comprado e vendido, além da porcentagens de lucros. O controle é essencial em diversos setores.

Além da gestão de custos, é preciso sempre inspecionar a linha de produção, orientando e treinando os colaboradores de forma a capacitá-los para evitar o retrabalho.

Os orçamentos devem ser feitos com muita cautela, sempre em busca do bem-estar financeiro da companhia, traçando os riscos que podem ser encontrados pelo caminho.

Seguindo essas dicas, certamente a sua empresa fará uma boa gestão de custos, gastando o necessário onde realmente requer investimentos, sem perdas que possam comprometer a permanência no mercado em que atua.

Transforme o sistema de pagamentos da sua empresa e reduza custos com as soluções Somapay!

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.

Relacionados

Gestão de Pessoas

10/01/2022

Remuneração variável: saiba o que é e como calcular 

Gestão de Pessoas

11/01/2022

4 Dicas para otimizar os processos no seu departamento pessoal

Gestão de Pessoas

11/02/2022

Conheça as vantagens do pagamento online de salário

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.




    • Institucional
    • Trabalhe Conosco
    • LGPD
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da Plataforma
    • Termo de Abertura de Conta de Pagamento
    • Convênio de Adesão ao Sistema Somapay

    Central de Atendimento

    Capital e região metropolitana
    4007-2699

    Demais Regiões
    0800 006 6650

    7h às 20h, segunda a sábado,
    incluindo feriados

    E-mail
    [email protected]

    WhatsApp oficial
    4007-2699

    Telegram
    @atendimentosomapaybot

    Endereços

    São Paulo-SP.
    Alameda Vicente Pinzon, 54
    Vila Olímpia.

    Fortaleza-CE.
    Avenida Washington Soares, 55
    Edson Queiroz.

    • Acesso à Plataforma

      Empresa Lojista
    • Baixe o App

    Todos os direitos reservados © Soma Meios Eletrônicos de Pagamentos S/A

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies de acordo com a nossa aviso de privacidade
    Aceitar
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR