Logo Somapay

Blog da Somapay >

Gestão por competência: como...

Gestão por competência: como implantar na sua empresa?

31 de março de 2022

Gestão de Pessoas

Você sabe identificar e desenvolver as habilidades dos profissionais da sua empresa? Consegue perceber se eles estão ocupando os cargos adequados? Se ficou em dúvida, precisa conhecer a gestão por competência, um modelo voltado para a melhoria efetiva dos resultados e bem estar dos colaboradores.

Caso seja bem implementado, esse modelo de gestão de pessoas ajuda a potencializar habilidades e reduzir o tempo e os recursos gastos na capacitação de profissionais.

Ficou interessado? Continue a leitura do post e saiba como implementar a gestão por competência na sua empresa. Acompanhe!

O que é gestão por competência?

Primeiramente, é importante explicarmos o que é uma competência. Na prática, trata-se de uma capacidade reconhecida em um indivíduo, capaz de agregar valor social ou econômico a ele e a uma instituição. De forma simplificada, representa o que esse profissional é capaz de entregar.

Desta forma, a gestão por competência possibilita o alinhamento dessas capacidades com a estratégia do negócio, contribuindo para que ela alcance seus objetivos. É uma forma de garantir bons resultados para a empresa, de acordo com as próprias motivações do profissional.

Por que adotar na empresa?

A gestão por competências ajuda a encontrar que tipo de habilidade é mais importante para uma empresa, de acordo com o tipo de mercado e seu modelo de negócio. Em seguida, busca-se profissionais que se encaixam no perfil desejado pela organização para que ela atinja seus objetivos.

Esse modelo pode ser trabalhado não apenas no recrutamento e seleção, mas também na capacitação e no desenvolvimento das habilidades técnicas e psicossociais dos colaboradores já pertencentes à equipe.

Além disso, contribui para que os recursos investidos na capacitação e no treinamento dos colaboradores sejam melhor aplicados. Isso porque trabalha na identificação dos potenciais de cada um, focando no desenvolvimento específico de acordo com o perfil de cada profissional.

Sendo assim, a empresa consegue encontrar colaboradores mais adequados e alocar melhor os recursos destinados à capacitação. Ao identificar características potenciais, consegue perceber perfis de liderança e promover líderes mais aptos a posições gerenciais.

Como pode ser implementada?

Antes de implantar a gestão por competência, é preciso conhecer qual é a situação da empresa, quais são as habilidades exigidas de acordo com os objetivos empresariais e quais os perfis profissionais já existentes.

Isso pode ser definido pelo ciclo de competências, que consiste nas seguintes etapas:

  • Mapeamento: conhecimento das habilidades necessárias para cada cargo;
  • Avaliação: análise das capacidades de cada colaborador;
  • Desenvolvimento: aprimoramento das capacidades dos colaboradores com potencial, mas habilidades abaixo do esperado para uma posição já ocupada ou não;
  • Monitoração: verificação dos efeitos positivos das mudanças, com a possibilidade de se iniciar um novo ciclo.

Esse modelo de gestão pode ser melhor aproveitado quando aplicado em todos os setores da empresa. As mudanças podem começar desde o recrutamento, estendendo-se por outras áreas, inclusive com a possibilidade de realocar colaboradores.

De fato, não existe um padrão para a implantação da gestão por competência. Ela dependerá do tipo de mercado, do tamanho e do modelo de negócio. De qualquer forma, é uma importante ferramenta para se alcançar melhores resultados na gestão de pessoas.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog: