Logo Somapay

Blog da Somapay >

Pagamento digital: entenda o b...

Pagamento digital: entenda o benefício para a gestão da informação

9 de março de 2022

Gestão de Pessoas

A gestão da informação é imprescindível para manter a competitividade das empresas em meio a um mercado tão abrangente e disputado como nos dias atuais.

Para que essa gestão seja eficiente, no entanto, é necessário investir em na inteligência de dados, no planejamento estratégico em diferenciais competitivos para a empresa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para falar sobre alguns diferenciais competitivos para a gestão da informação, como a automatização de processos e a gestão da folha de pagamento. Acompanhe!

Importância de automatizar processos

Ao automatizar processos que antes eram manuais, as empresas garantem maior agilidade, segurança e eficácia de ação. Além disso, desde a obrigatoriedade do eSocial, as empresas precisam transmitir ao Governo Federal informações sobre a quitação de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

A melhor forma de garantir assertividade nesta transmissão é adequar o departamento de recursos humanos (RH) e o contábil a essa realidade.

4 Benefícios do pagamento digital na gestão da informação

1. Melhora o gerenciamento

Quanto maior o nível de informação, mais a empresa tem recursos para a tomada de decisão. No âmbito financeiro, por exemplo, o planejamento orçamentário e relatórios com base na gestão da informação financeira e produtiva da empresa são extremamente importantes.

A integração dos diversos processos em uma empresa que realiza a gestão da informação melhora a eficiência operacional. Reunir as informações de forma clara e coesa facilita também o compartilhamento de dados com stakeholders.

2. Facilita o pagamento de funcionários

A automação do processo de folha de pagamento permite que esta seja definida com exatidão. Além disso, é possível agendar o pagamento de salário, 13º, férias, horas extras e outros benefícios de forma ágil, prática e segura através do pagamento digital. 

Por isso, implantar um software de gestão para terceirizar a folha de pagamento de forma que o pagamento seja feito de forma digital, contribui para a otimização do trabalho do departamento pessoal e financeiro da empresa.

3. Diminui a ocorrência de erros

O trabalho desenvolvido pelo departamento pessoal demanda muita atenção e, em muitas empresas, ele ainda é realizado de maneira manual.

Toda especificidade existente na relação da empresa com o colaborador pode ser crucial na hora do lançamento. Automatizar algumas atividades do departamento pessoal garante a diminuição da ocorrência de erros e o retrabalho na execução dessas atividades.

Além disso, com os comprovantes e holerites digitais mantém a organização documental e facilita a consulta em um caso de passivo trabalhista, por exemplo.

4. Maior segurança da informação

Em uma gestão de informação digital, é possível que os dados sejam armazenados em cloud computing – ou “nuvem” – e acessados por meio de qualquer máquina ou dispositivo conectado à internet.

Isso auxilia na segurança da informação, principalmente em casos de perda de documentos devido a problemas operacionais ou roubo de equipamentos.

Todas essas vantagens são adquiridas na gestão da informação que tem como base a disponibilidade de dados, o controle gerencial e a terceirização de etapas. O que pode ser mais eficiente se feito por profissionais capacitados e por empresas comprometidas com os resultados dos seus parceiros.

Conheça a Somapay

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, mais de 1.000 empresas em todo o Brasil já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay. Com as soluções Somapay, nossos clientes têm mais produtividade no pagamento de folha e seus colaboradores recebem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.