Logo Somapay

SCD: saiba o que é uma Sociedade de Crédito Direto

Por:

1 mar 2022 | Atualizado em 28 jun 2024

Finanças Pessoais

Antes de explicarmos o que é uma Sociedade de Crédito Direto, gostaríamos de compartilhar com você, leitor, que a Somapay agora é uma SCD! Mas o que isso significa? O que muda para a Somapay? Acompanhe o artigo.

O que é uma Sociedade de Crédito Direto (SCD)?

A Sociedade de Crédito Direto é um tipo de fintech de crédito autorizada pelo Banco Central do Brasil para realizar operações de crédito por meio de plataforma eletrônica, com recursos de capital próprio. Ou seja, esse tipo de instituição não pode fazer captação de recursos de terceiros para fomentar as suas operações.

Como funciona uma SCD?

As Sociedades de Crédito Direto funcionam apenas em ambientes eletrônicos e são criteriosas na seleção de potenciais clientes. Portanto, avaliam o risco de crédito, a situação econômico-financeira, o grau de endividamento, a capacidade de geração de resultados ou de fluxos de caixa, a pontualidade e atrasos nos pagamentos, o setor de atividade econômica e o limite de crédito. 

De acordo com o Banco Central, as SCDs também podem prestar os seguintes serviços: 

  • Análise de crédito para terceiros; 
  • Cobrança de crédito de terceiros; 
  • Distribuição de seguro relacionado com as operações por ela concedidas por meio de plataforma eletrônica e emissão de moeda eletrônica.

Quais são as diferenças entre SCD e SEP (Sociedade de Empréstimos entre Pessoas)?

O Banco Central do Brasil autoriza a funcionar no país dois tipos de fintechs para operações de crédito realizadas em meio eletrônico: a Sociedade de Crédito Direto (SCD) e a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

Agora que você já sabe o que é uma Sociedade de Crédito Direto, vamos explicar a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas: são instituições que realizam operações de crédito, como financiamentos e empréstimos, apenas entre pessoas. Por isso, são conhecidas internacionalmente como “Peer-to-Peer Lending” (traduzindo: empréstimos de pessoas para pessoas).

Portanto, a diferença entre elas é que a SCD é realizada com capital próprio da instituição e a SEP é realizada com capital de terceiros, de pessoas que desejam emprestar e pessoas que desejam pegar emprestado.

A Somapay agora é uma SCD: saiba o que muda nos serviços oferecidos

Com a autorização do Banco Central para operar como SCD, a Somapay tem mais possibilidade de aprimorar processos, transações e facilitar ainda mais o acesso de pessoas e empresas. Além disso, garante maior segurança jurídica para operações nas plataformas digitais.

Assista a nossa Live sobre SCD!

 

Conheça a Somapay

Somos uma empresa que atua há sete anos no mercado com o propósito de gerar bem-estar financeiro para as pessoas com soluções confiáveis e sem as burocracias de bancos tradicionais.

Hoje, são mais de 1.000 empresas que já realizaram o pagamento da folha pela Plataforma Somapay, oferecendo para seus colaboradores uma conta digital por onde eles recebem seu salário e benefícios como a abertura de conta online e gratuita; comunicação de depósito do salário; crédito pré-aprovado; pagamento de boletos, saque, pix, recargas de celular, compras de vouchers (ou vale-compras) de Ifood, Uber, Spotify, entre outros.

A Somapay agora é uma SCD – Sociedade de Crédito Direto – e movimenta mais de R$ 500 milhões de reais em transações com segurança, praticidade e agilidade contribuindo com empresas de todo Brasil a terem mais produtividade no pagamento de folha e com trabalhadores a receberem seus salários em dia com uma ampla rede de benefícios.

Recomendados

Somapay é eleita GPTW
Ler mais
Somapay concorre ao Prêmio Reclame Aqui
Ler mais
Ler mais
Somapay Bee Vale
Ler mais