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10 cuidados que você deve ter para evitar fraudes financeiras

13 de dezembro de 2022

Gestão de Pessoas

Só no Brasil, se compararmos 2021 com 2022, o número de tentativas de fraudes financeiras na modalidade virtual aumentou 97% apenas entre os meses de janeiro e julho! Esses dados foram divulgados pela PSafe, que mostra ainda o número aproximado de golpes aplicados: 5 milhões só no período mencionado.

Como o perfil de compra dos consumidores migra gradualmente para a modalidade virtual, os ataques cibernéticos ganharam destaques e levaram muita gente a ter prejuízos financeiros.

Para ajudar você a se prevenir e mitigar os riscos de sofrer fraudes financeiras, separamos abaixo alguns cuidados que são necessários para evitar esses problemas. Acompanhe!

O que são fraudes financeiras?

As fraudes financeiras são qualquer tentativa de obter uma vantagem em dinheiro sobre uma pessoa. Também são chamadas de golpes, enganos, trapaças ou ciladas.

As fraudes comumente envolvem a não entrega de produtos e serviços, clonagens de dados pessoais e financeiros, acesso às contas bancárias a partir do clique feito em links falsos e outras formas que ganham cada vez mais espaço.

Ter cuidado com a segurança digital da sua vida pessoal e profissional é fundamental para evitar prejuízos e não ter vazamento de informações.

Quais os tipos de fraudes financeiras?

Os jornais constantemente noticiam alguma nova forma encontrada por golpistas para criar fraudes financeiras e fazer vítimas. Separamos abaixo alguns formatos mais conhecidos e propagados:

Clonagem ou troca de cartão

Ocorre quando há a efetiva troca do cartão físico do cliente com um golpista que tenta ajudar na boca do caixa ou cópia do chip nas máquinas de autoatendimento.

Pirâmide financeira

Acontece quando há promessas de altos rendimentos a partir de aplicações realizadas por pessoas que também são instigadas a convidar novos investidores para aumentar o retorno.

Uso de links falsos para roubar dados (Phishing)

Os golpistas enviam links falsos para Whatsapp, e-mail ou através de SMS para “pescar” (por isso o nome dado a essa prática) dados pessoais e de bancos das vítimas. Normalmente se passam por empresas de renome ou oferecem grandes vantagens às pessoas.

Boletos falsos

Comumente os bandidos geram um boleto falso sobre um pagamento recorrente da vítima, como contas de energia elétrica, água, internet, operadora móvel ou até mesmo compra de algum produto online.

Golpes em canais de atendimento

As modalidades mais comuns são via:

Número clonado do Whatsapp

Fraudadores roubam o número do Whatsapp de uma pessoa e pedem dinheiro aos contatos se passando pelo dono do número.

Falso entregador

Um motoboy entrega um cartão clonado à vítima após contato do suposto banco (golpista!) ou retira o cartão atual da vítima sem violação do chip para que, com ele, faça saques e outras movimentações bancárias.

Falsa Central de Atendimento ao Consumidor

Uma central falsa liga ou envia mensagem para o consumidor com promessas de altos descontos para quitação de dívidas ou liberação de empréstimos.

10 cuidados que você deve ter para evitar fraudes financeiras

Você sabia que existem uma infinidade de fraudes financeiras que podem nos atingir em momentos de descuido? Fique por dentro das principais modalidades que separamos e tome os cuidados que listamos abaixo!

  1. Atenção com ligações: recebeu uma ligação de alguém dizendo que é do seu banco? Informe que irá retornar a ligação, desligue e entre em contato com a sua central de atendimento. Eles poderão lhe informar se a ligação é de fato verídica. É muito importante que você NUNCA informe suas senhas.
  1. Cuidado com o que compartilha: uma simples postagem pode dar muitas informações sobre você para o fraudador. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.
  1. Proteja suas senhas: nunca compartilhe suas senhas com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (por exemplo: data de aniversário, placa de carro, etc.), nem números repetidos ou sequenciais (como: 111111 ou 123456). Também evite anotar senhas em papel ou em qualquer lugar que seja de fácil acesso.
  1. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico: nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado e que possua acesso à área após a porta giratória.
  1. Confira suas informações após uma compra: ao finalizar uma compra na maquininha, verifique o cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. Nunca informe seu código de segurança a terceiros.
  1. Cuidado em compras online: sempre dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Procure não clicar em links, digite o endereço no navegador e sempre use o cartão virtual para realizar compras online.
  1. Ative duplo fator de autenticação: sempre que possível ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais e aplicativos.
  1. Atenção nas operações bancárias: sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.
  1. Cuidados com seu cartão: nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão.
  1. Evite clicar em links desconhecidos: sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco.

“Fui vítima de golpe, o que devo fazer?”

  • Primeiro de tudo, registre um boletim de ocorrência na polícia. Isso irá confirmar a sua alegação sobre o golpe sofrido.
  • Entre em contato com a central de atendimento do seu banco e passe o máximo de informações possíveis, pois isso ajudará na resolução do problema.

Como podemos observar, existe uma grande variedade de fraudes financeiras que podem ser evitadas. Basta ter conhecimento sobre o assunto e sempre colocar em dúvida mensagens exageradas e ofertas muito fáceis.

Ao menor sinal de alguma dessas práticas que mencionamos, tome os cuidados ensinados e busque rapidamente alguma pessoa de sua confiança pessoal para te ajudar a entender se realmente está perto de cair em fraudes financeiras.

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