O gerente de departamento pessoal tem alto volume de tarefas, às vezes maçantes, que precisam ser realizadas com precisão e eficiência. Para auxiliar nesse trabalho é fundamental adotar novas estratégias e tecnologias que permitam aumentar a qualidade e produtividade dessas funções que integram o departamento pessoal.
Um bom exemplo são os meios de pagamentos digitais, que permitem solucionar os problemas relacionados ao pagamento de funcionários ou terceirizados. Isso simplifica, e muito, a rotina de uma empresa, proporcionando processos cada vez mais alinhados. Além disso, para ser um bom gerente de DP é fundamental ter algumas habilidades que fazem toda a diferença no mercado de trabalho. Quer saber quais são? Continue a leitura do artigo e confira 4 delas.
1. Domine as rotinas típicas de um gerente
Não há como ser um bom gerente de departamento pessoal se você não domina as tarefas e rotinas pertinentes ao cargo, não é mesmo? A rotina desse profissional inclui:
- realizar e conduzir processos de pagamentos;
- manter comunicação e bom relacionamento com sindicatos;
- cuidar de admissões, demissões e férias;
- gerenciar folhas de pagamento;
- garantir que a empresa siga a legislação trabalhista;
- controlar a marcação de ponto dos funcionários;
- enviar informações ao contador.
Além de desempenhar as atividades com eficiência, é fundamental se atentar ao fator qualidade, pois ele permite que você seja um profissional mais valorizado na empresa, eliminando erros que poderiam gerar gastos.
2. Capacite-se constantemente
O mercado muda a todo o momento, assim como os processos empresariais, leis e termos que o gerente de departamento pessoal precisa administrar. Portanto, não há mais espaço para profissionais que acabam se acomodando a estratégias e modelos antigos de trabalho, bem como informações desatualizadas.
Para ser um bom funcionário é essencial se manter ativo no mercado e nos estudos de capacitação, reciclando e atualizando os seus conhecimentos sobre os melhores métodos. Isso é visto como um diferencial importante pelas empresas sejam elas de pequeno ou de grande porte.
3. Mensure resultados
Os indicadores e métricas são utilizados por setores e empresas de todas as áreas. Esses processos são indispensáveis e importantes para que o negócio cresça, já que são eles os responsáveis por expor os resultados de estratégias e investimentos que foram feitos. E no departamento pessoal não é diferente.
Ser um bom gerente inclui a capacidade e habilidade de mensurar resultados e apresentar relatórios relacionados ao turnover, custo dos funcionários e demais informações e dados que influenciam no sucesso da organização.
4. Demonstre capacidade estratégica
O que faz de você um gerente de departamento pessoal com diferencial e que se destaca dos demais do mercado? Com essa pergunta chegamos a uma dica muito importante para todo profissional: a capacidade estratégica.
Atualmente, os empreendimentos buscam por pessoas que acrescentem algo e contribuam para o crescimento do negócio; e que não seja só mais um alguém na frente do computador. Portanto, é fundamental que você seja proativo em relação às estratégias cabíveis na empresa, como a adoção de novas tecnologias.
Que tal automatizar e digitalizar os processos de pagamento, por exemplo? Apresentar diferenciais como esse pode reduzir custos e aumentar a eficiência e qualidade nos processos de trabalho de todo o setor. Então, aposte em novos e modernos modelos.
Um bom gerente de departamento pessoal significa, além de dominar a sua rotina e funções, ser um profissional de diferencial, atualizado e que apresenta estratégias e inovações, auxiliando a empresa a crescer e ser referência no mercado.
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