Logo Somapay

Blog da Somapay >

5 dicas para melhorar o bem-es...

5 dicas para melhorar o bem-estar do funcionário

11 de maio de 2022

Gestão de Pessoas

Melhorar o bem-estar do funcionário é também uma questão de produtividade: uma equipe motivada, um ambiente organizacional harmonioso e objetivos definidos de produção compõem um grupo de pré-requisitos que aumentam os resultados da empresa.

Saúde ocupacional é muito mais que utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e seguir as normas regulamentadoras que regem a segurança do trabalho no Brasil. É se conscientizar da necessidade de investir na saúde e no bem-estar do funcionário.

Questões subjetivas também, assim como as emoções e a possibilidade de crescer na empresa, influenciam a satisfação do trabalhador. O objetivo deste artigo é abordar a importância do investimento no bem-estar dos seus colaboradores e mostrar dicas de como isso pode ser feito. Confira!

O que pode melhorar o bem-estar do funcionário?

Andew Rzepa, consultor-sênior do Gallup, afirma que existem cinco elementos que podem ser apontados como fundamentais para o bom desempenho no trabalho: saúde, satisfação laboral, vida financeira saudável, uma rede de amigos e contentamento com o lugar onde se mora.

Porém, apenas 17% da população se dedica a aperfeiçoar pelo menos três desses fatores. Sugerimos, a seguir, algumas ações que podem aumentar o prazer de se trabalhar numa empresa.

1. Controle o excesso de exigência

O estresse é um dos males do século e o controle excessivo sobre a execução de tarefas, além de reduzir a produtividade, aumenta os níveis de descontentamento com a empresa, principalmente quando é sabido que as metas definidas são de difícil alcance.

Em vez de exigir acima dos limites do colaborador, ofereça treinamentos, cursos e momentos de networking para que as pessoas se sintam valorizadas. Além de proporcionar conhecimento e aumento da capacidade de lidar com novos problemas, os funcionários se sentirão mais comprometidos com resultados.

2. Ofereça espaços para relações interpessoais

Além do espaço comum para refeições, é importante também oferecer um local de trabalho onde todos possam interagir, inclusive funcionários de outras equipes de trabalho.

Um networking eficiente permite a troca de experiências, conhecimento, e aumenta a harmonia do clima organizacional e a comunicação interna, que também influenciam muito na produtividade da empresa.

Leia também: 5 motivos para investir na comunicação interna

3. Permita intervalos de descanso

Conceder um tempo de descanso pode ser benéfico para diminuir os índices de ociosidade na execução de tarefas que não competem às rotinas usuais da empresa.

É um tempo necessário para restabelecer a capacidade cognitiva e organizar as ideias para depois recomeçar as tarefas já com a mente mais descansada e, em consequência, mais produtiva.

4. Promova campanhas de incentivo

Definir metas de produção pode ser uma boa opção motivacional, já que incentiva a competição saudável entre os colaboradores de uma mesma equipe.

Além disso, é importante incentivar a busca por resultados como um valor intrínseco na rotina do colaborador, e para tal é necessário efetivar premiações que valorizem o esforço e, ao mesmo tempo, demonstrem que o comprometimento é uma vertente para conquistar o crescimento profissional na empresa.

5. Ofereça um plano de saúde corporativo

Um profissional saudável, que se sente bem e seguro para exercer suas funções, produz muito mais do que aquele que não se sente bem e está constantemente de licença médica.

Um plano de saúde corporativo oferece essa segurança, à medida que garante atendimento profissional ao colaborador e sua família.

A produtividade é obtida por meio de um misto de fatores, como melhores relacionamentos, clareza mental, motivação, confiança e capacidade de trabalho.

O papel do setor de recursos humanos de uma empresa é atrair, desenvolver e reter talentos, por meio de ações que garantam o bem-estar do funcionário. Uma empresa que não tem um ambiente organizacional favorável a essas atitudes têm muito mais desafios a superar.

Faça uma parceria com uma empresa que se comprometa a proporcionar esse bem-estar do funcionário com serviços como meios de pagamento digitais, que simplificam o esforço financeiro do seu colaborador, e seguro de vida coletivo, indispensável para melhorar o desempenho da sua equipe e a rotina da organização.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog: