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Informe de rendimentos INSS : um guia completo de como consultar

Por:

25 maio 2022 | Atualizado em 28 jun 2024

Finanças Pessoais

Para realizar a declaração de imposto de renda, muitos brasileiros dependem do informe de rendimentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso acontece porque neste documento consta, detalhadamente, todos os valores que o beneficiário recebeu do INSS ao longo do ano. 

Neste artigo você irá aprender o que é o informe de rendimentos INSS, como consultar e  quem precisa declarar o Imposto de Renda.

Acompanhe!

O que é o INSS e como obter o extrato para imposto de renda?

O INSS é um órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e outros contribuintes – como microempreendedores individuais e segurados que contribuem individualmente.

Criado em 1990, o INSS cuida da execução dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o regime público de previdência social no Brasil.

De acordo com o órgão, os benefícios previstos na previdência social são:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida);
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família.

Para ter acesso ao INSS, é preciso ser empregado no regime CLT, empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais, trabalhadores rurais e empregadores. 

Trabalhadores autônomos para requerer seus benefícios junto ao INSS, devem se inscrever e contribuir todos os meses para ter direito aos benefícios previdenciários.

Leia também: Conheça 5 soluções financeiras inovadoras que não envolvem bancos

Como emitir o extrato para o Imposto de Renda

A declaração anual do Imposto de Renda junto a Receita Federal é válida tanto para para residentes no Brasil, quanto para os segurados que moram no exterior.

Para obter o extrato para essa finalidade existem duas formas:

  • Online: pela internet, sem sair de casa, por meio dos sites Meu INSS ou Previdência Social e também pelo aplicativo Meu INSS;
  • Presencialmente: na agência mais próxima do INSS mais próxima. Mas antes é necessário agendar o atendimento via site ou telefone.

Para consultar o extrato pela internet é necessário acessar o site do Meu INSS e entrar na conta com o CPF e senha. Este serviço é autenticado, ou seja, precisa da identificação do beneficiário.

 

Foto: Reprodução | Meu INSS

 

Foto: Reprodução | Meu INSS

 

Foto: Reprodução | Meu INSS

 

Caso o usuário ainda não possua um cadastro, é necessário criar pelo Portal Gov.Br. 

A conta no sistema gov.br, também chamada de login único, é válida para outros serviços digitais do governo, além disso é possível acessar por meio do aplicativo Meu INSS.

Na página inicial, clique em “Serviços” e, depois, em “Extratos/Certidões/Declarações”. Por fim, clique em “Extrato de Imposto de Renda”.

 

Foto: Reprodução | Meu INSS

 

Foto: Reprodução | Meu INSS

 

Ao final, na tela seguinte, basta selecionar o ano-calendário de interesse e o benefício (caso tenha mais de um). Em seguida, já é possível visualizar ou emitir o informe de rendimentos do INSS para o Imposto de Renda.

Para o IR 2022, o ano-calendário a ser emitido é 2021. O documento pode ser salvo para futuras consultas ou acessado novamente online, sempre que necessário.

É importante lembrar que, o Informe de Rendimentos ou Extrato para Imposto de Renda só estará disponível para quem já teve o benefício concedido.

Já a emissão do informe de rendimentos INSS para o Imposto de Renda pode ser realizada em dois passos:

  • Passo 1: acesse o site da Previdência Social e preencha todos os campos solicitados.
  • Passo 2: o extrato para Imposto de Renda do INSS referente ao ano escolhido já será demonstrado na próxima tela.

Para facilitar o acesso, o documento pode ser salvo no computador ou celular. É imprescindível ter essa informação em mãos no momento de fazer a declaração do IR.

Por fim, quem desejar solicitar o extrato por meio do aplicativo, basta fazer o download na loja de aplicativos Android ou iOS, acessar a conta com o CPF e senha cadastrados no gov.br, assim como no site Meu INSS.

Feito o login, basta clicar no menu lateral esquerdo, na página inicial. Selecionar a opção “Extratos/Certidões/Declarações” e, depois, “Extrato de Imposto de Renda”.

Como fazer o cadastro no portal Meu INSS?

Para fazer o cadastro no Portal Meu INSS é preciso informar seus dados e responder algumas perguntas da sua vida previdenciária. 

Seja por meio do site ou aplicativo você precisará informar os seguintes dados: 

  • Número do seu CPF;
  • Nome completo;
  • Data e local onde nasceu;
  • Nome completo da mãe.

Na plataforma do Meu INSS, você tem acesso a mais de 90 serviços diferentes. Confira alguns deles:

  • Consulta de benefícios
  • Aposentadoria por Idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Salário maternidade
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Agendar prova de vida
  • Benefícios Assistenciais
  • Certidão de tempo de contribuição
  • Alterar local ou forma de pagamento
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Recurso e revisão

Como e quando devo consultar o extrato no Meu INSS?

O informe de rendimentos do INSS é um documento que informa a situação do benefício, data de pagamento, histórico de pagamentos de benefício, calendário de pagamento, dentre outras coisas.

Por isso, sempre que houver a necessidade de encontrar uma ou mais dessas informações, basta acessar o portal Meu INSS, como mostramos acima, e solicitar o extrato do benefício. Afinal, esse documento é essencial na hora de conferir se está tudo correto com os valores da sua aposentadoria ou com a data, além de checar o banco em que o pagamento do seu benefício será feito. 

Para quem é correntista da Caixa Econômica Federal, a consulta do informe de rendimentos do INSS pode ser feita pelo aplicativo da Caixa e também pelo internet banking. Dessa forma os clientes Caixa não precisam se dirigir até as agências de atendimento.

A consulta é muito rápida e simples. No aplicativo da Caixa, é só acessar a aba “Extrato Previdenciário”. Lá estão todas as informações das movimentações do segurado.

Há outros modos de obter o demonstrativo de rendimentos?

Além dos meios que trouxemos ao longo deste artigo, é comum que bancos, instituições financeiras e até o INSS enviem os comprovantes de rendimentos no prazo estipulado pela Receita Federal. Porém, o contribuinte também pode solicitar pela internet. 

O prazo para o envio do informe de rendimentos do INSS é sempre antes do início do prazo para o contribuinte fazer sua declaração de Imposto de Renda. Assim, ele tem tempo suficiente para organizar seus documentos e preencher a declaração.

Portanto, se atente à sua caixa de entrada e lixo eletrônico de seu e-mail porque, na maior parte dos casos, é por lá que você receberá o comprovante. 

Caso você não tenha recebido o documento até o dia 28 de fevereiro, último dia para envio do comprovante, entre em contato com as instituições responsáveis para solicitar seu.

Quem precisa declarar o IR?

De acordo com a Receita Federal, todo cidadão brasileiro que tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano deve declarar Imposto de Renda.

Além disso, quem não cumpre com esse requisito pode ser obrigado a declarar por conta de outros rendimentos.
Além disso, devem declarar Imposto de Renda:

  • Os contribuintes que receberam rendimentos isentos acima de R$ 40 mil;
  • Aqueles que tiveram, em qualquer mês do ano a ser declarado, um ganho de capital na venda de bens ou realizaram operações na Bolsa de Valores;
  • Quem optou pela isenção de imposto na venda de um imóvel residencial para comprar outro dentro de 180 dias;
  • Aqueles que, até o último dia do ano a ser declarado, tinham posses somando mais de R$ 300 mil;
  • Pessoas que alcançaram a receita bruta acima de R$ 142.798,50 em atividades rurais;
  • Todos aqueles que passaram a morar no Brasil em qualquer mês do ano a ser declarado; e
  • Quem, em 2020, recebeu auxílio emergencial para enfrentamento do coronavírus em qualquer valor e teve outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76.

Portanto, se você se encaixa em algum desses critérios, será necessário declarar o Imposto de Renda neste ano.

Agora que você já sabe como consultar o seu informe de rendimentos, fique atento aos prazos e meios para que não ocorra nenhum erro. Aproveite também para enviar sua declaração e ficar em dia com a Receita Federal.

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