Na história da administração de empresas, o trabalhador passou de mero recurso disponível para o grande centro dos processos.
Atualmente, a área de Pessoas tem vivenciado situações antes não tão comentadas e novos termos têm aparecido para os profissionais de Departamento Pessoal e RH Estratégicos. Alguns deles são: Business Partner, Empowerment, Employee Branding e Employee Experience.
É sobre esse último que nos ateremos neste conteúdo, porque a empresa que entende e aceita que os colaboradores têm no ambiente de trabalho o seu segundo principal gasto de tempo conseguem proporcionar melhores experiências.
Colaborador que encontra um cenário com experiências positivas para sua saúde mental e física e retorno financeiro justo tendem a ser retidos com maior facilidade. Além disso, se uma pessoa sabe que a empresa X promove um ambiente assim, por que não optar por também querer ir para lá?
Se você quer entender o Employee Experience e como implantar as práticas em sua empresa, leia os tópicos a seguir!
Employee Experience: o que é?
Em tradução livre do inglês para o português, Employee Experience significa Experiência do Empregado. É comum também encontrar o termo abreviado “EX” para se referir ao assunto.
Na prática, o setor de RH de uma empresa passa a colocar os colaboradores no centro das decisões tomadas pela empresa. De que forma? Com a promoção de ações que gerem uma experiência positiva desde o momento de entrada de um novo funcionário.
A conexão do empregado com a empresa deixa marcas que podem contribuir para diversos elementos importantes, como produtividade, qualidade de vida, trabalho em equipe e engajamento.
Trabalhar a EX na organização demonstra que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, além de valorizá-los no dia a dia. E quem melhor do que o colaborador para dizer como a gestão de pessoas da empresa está?
Salários competitivos ainda são grandes motivadores para as pessoas que estão no mundo corporativo. Porém, o fato é que outros elementos vêm se destacando. Uma pesquisa da Bain & Co revelou, que no Brasil, crescimento e aprendizado representam o 2º maior interesse das pessoas, seguido de segurança no trabalho, flexibilidade, boas relações com os colegas de equipe, trabalho interessante, prestígio e outros.
Na mesma mão indicada acima, os colaboradores dizem que desejam ser valorizados.Por isso a importância de acompanhar e criar uma jornada onde as pessoas se sintam apoiadas do seu início ao fim de carreira em uma empresa.
Cultura organizacional e Employee Experience
Cada empresa possui uma cultura organizacional que a caracteriza. Seja através dos símbolos e trejeitos da rotina ou pelo comportamento adotado pelos seus colaboradores.
A contribuição que uma experiência pensada estrategicamente pode acarretar à cultura da empresa é enorme! Através dela os colaboradores se sentem mais valorizados e tendem a ter maior fit cultural com a empresa.
Para gerar uma EX saudável é necessário que sejam atacados 3 forças principais:
Ambiente físico
Literalmente a estrutura física que é proporcionada aos colaboradores, incluindo o oferecimento de espaços seguros, acessíveis e confortáveis. Com o modelo de trabalho remoto invadindo mais os ambientes corporativos, pensar em soluções para quem trabalha em casa também é necessário!
Ambiente tecnológico
A oferta de equipamentos e ferramentas modernas e atuais que contribuem para a rotina de operações dos colaboradores também é uma força marcante ao implantar uma EX. Estar atento às transformações é possibilitar maior produtividade e qualificação às equipes.
Ambiente cultural
Uma cultura é movida por pessoas! Logo, prezar por influências positivas de lideranças e comportamentos justos e alinhados à cultura organizacional são reflexos fortes de que uma experiência saudável será proporcionada no ambiente de trabalho.
Benefícios que o employee experience promove
Existem ganhos tanto para o lado da empresa que utiliza a EX como parte da estratégia de negócio, como para o colaborador que está inserido nesse ambiente.
Observe a seguir como cada agente acaba ganhando nessa realidade:
Empresas
- Garante maior fidelização de seus colaboradores;
- Aumenta a produtividade da empresa;
- Aprimora indicadores da área de operações, financeiros e de pessoas;
- Fortalece a cultura organizacional;
- Contribui para nível satisfatório da própria satisfação dos colaboradores;
- Expande o engajamento no corpo executivo;
- Melhora a comunicação interna;
- Maior poder na atração e retenção de talentos;
- Maior satisfação de clientes que são atendidos por funcionários satisfeitos.
Colaboradores
- Percepção de valorização da pessoa;
- Possibilidade de maior desenvolvimento e ascensão;
- Ganho de produtividade e motivação;
- Oferecimento contínuo de qualidade as entregas;
- Bons ambientes de trabalho nos quesitos físico, culturais e tecnológicos;
- Redução do nível de estresse.
Siga os passos a seguir para implantar EX na prática
Alguns passos são fundamentais para entregar uma jornada de colaborador que realmente encanta e seja benéfica para ambas as partes.
Implantar a estratégia de employee experience requer planejamento e execução, além de melhoria contínua e atenção no que o mercado apresenta.
Veja a ordem desses passos para implantar employee experience na prática:
Tenha um orçamento para a implantação
O planejamento financeiro e estratégico da empresa é fundamental para dar o pontapé inicial nessa ação. Verifique os cenários e orçamentos disponíveis para não frustrar as expectativas.
Converse com colaboradores
A escuta ativa é um dos principais fatores atrelados à comunicação não violenta. No ambiente de trabalho, as pessoas desejam ser ouvidas com sinceridade. Para desenhar uma jornada do colaborador útil e relevante, converse com eles e peça feedbacks, além de o que poderia ser significativo para a experiência deles.
Alinhe interesses de todas as duas partes
Ao entender quais são as justificativas dos funcionários e a disponibilidade da empresa, alinhe os interesses que fazem sentido. Você pode pensar em criar steps dentro da jornada caso o budget disponível não possibilite a implantação imediata das ações.
Crie e comunique ações
Uma vez definidas as ações, divulgue entre todos de forma transparente e clara.
Meça os resultados
As pesquisas de e-NPS e pulsadas são importantes ferramentas que apoiam na mensuração dos resultados. A partir delas é possível ver como estão os sentimentos e satisfação dos colaboradores.
Aplique o Employee Branding
Quando existe employee experience dentro de uma empresa fica mais fácil potenciar isso para o meio externo. As empresas estão ganhando cada vez mais notoriedade frente aos candidatos através da forma como a marca empregadora delas é observada.
Pensar, criar e acompanhar a jornada dos colaboradores é uma estratégia que só potencializará os resultados da sua empresa. E aí, pronto para começar? Vem Somar com a gente!
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