Existe uma máxima que diz “Mente sã, corpo são!”. De forma geral, e ao longo da história do homem, os cuidados com os aspectos relacionados à saúde mental se intensificaram.
A forma como cada pessoa lida com suas emoções e reage às situações em que é exposta mostra claramente como está a saúde mental dela.
Os ambientes de trabalho estão repletos de desafios e pessoas com características diferentes. A promoção de um espaço aberto, receptivo e com um bom clima são potenciais aliados das empresas para lidar com a saúde mental no trabalho.
O acolhimento e não exclusão de integrantes que, por ventura, venham a se afastar por algum tipo de transtorno, como ansiedade, burnout ou bipolaridade, é mais do que responsabilidade das empresas.
Se você quer entender um pouco mais sobre saúde mental no ambiente de trabalho, leia esse artigo na íntegra!
Entenda o que é saúde mental
O conceito de saúde mental não é fechado oficialmente por nenhum órgão ligado à saúde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) relaciona o termo à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
A saúde mental possibilita que estejamos bem conosco e com as pessoas próximas a nós. Aspectos como resiliência e inteligência emocional são fundamentais para contribuir com o tema desse conteúdo.
Muitos profissionais estão buscando empresas que valorizem e tenham ações voltadas à promoção da saúde mental. Como seres humanos, passamos muitas horas do dia dedicadas ao trabalho. Geralmente, os trabalhos convencionais exigem até 44 horas semanais de trabalho.
Saúde mental no trabalho: seus colaboradores estão bem?
Reconhecer o ambiente de trabalho em que está inserido é um importante passo que cada profissional precisa fazer. A equipe de RH deve estar atenta aos sinais de pressão excessiva, competitividade e rivalidade entre pessoas, sobrecarga de trabalho e outras situações que denunciam a existência de problemas na saúde mental dos colaboradores.
Normalmente, as pessoas ficam fazendo diversas perguntas quando o clima começa a pesar nas empresas. Separamos 3 questões principais que podem passar pela cabeça dos funcionários nesses momentos. Acompanhe!
1.Consigo conciliar minha vida pessoal e rotinas do trabalho?
Os modelos de trabalho atuais, principalmente após a pandemia, possibilitam formatos mais flexíveis de trabalho. Neles, é possível que os colaboradores consigam conciliar trabalho e vida pessoal com maior qualidade.
É importante que cada pessoa trace os seus objetivos em cada esfera da vida. Dessa forma, é possível conhecer quais são as necessidades existentes e traçar um plano de conciliação.
Não perder tempo no deslocamento para o trabalho, se a função assim permitir, possibilita que uma pessoa consiga se dedicar a um estudo e atividades físicas ou ter mais tempo com a família.
Um ponto relevante nessa relação é saber separar exatamente o tempo que se dedica a cada ponto. A vida profissional não deve adentrar na pessoal!
2. Será que estou tendo Burnout?
A síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, tem acarretado em muitos afastamentos de funcionários das suas funções nas empresas.
O Brasil é o segundo país com o maior número de casos do distúrbio no mundo! A síndrome está relacionada ao transtorno emocional que causa uma exaustão extrema, além de muito estresse e esgotamento físico. Tudo isso causado pelo trabalho, seja pela alta demanda ou responsabilidades pertencentes a um profissional.
Profissionais que estão sob efeito de trabalho em pressão ou dificuldades estão mais propícios a sofrer com a síndrome.
É necessário que, ao menor sinal de esgotamento, o profissional busque ajuda especializada para diagnosticar qualquer tipo de transtorno.
3. Como cuidar da minha saúde mental?
Alguns hábitos e comportamentos auxiliam muito para que a saúde mental de uma pessoa esteja equilibrada. Estar próxima de pessoas da família e dos amigos, além de praticar exercícios e ter hobbies são cuidados pessoais que uma pessoa pode ter.
Para aqueles que podem ser acompanhados por profissionais de saúde, como psicólogos, por exemplo, a importância de ter essa assistência para racionalizar e se autoconhecer.
Estar em ambientes saudáveis, onde exista uma pressão controlada para manter a produtividade e que possibilite um desenvolvimento sadio também é uma forma de cuidar da saúde mental.
Dicas que o RH pode passar para as lideranças
Separamos algumas dicas que a equipe de RH pode compartilhar com os gestores da empresa, principalmente aqueles que lidam diretamente com pessoas em suas equipes.
Cabe ao RH pensar e criar a cultura de criar um employee experience na empresa. Veja abaixo algumas dicas e compartilhe com seus colaboradores!
Tenha escuta ativa
Deixar um canal de escuta aberto com os colaboradores é super importante. Separar um momento onde não haja interrupção e valorizar a fala das pessoas é um dos primeiros passos para identificar algum tipo de problema.
Promova desenvolvimento pessoal e profissional
Gerir pessoas é uma tarefa que demanda muita habilidade. Reconhecer potencialidades e pontos de fragilidades dos colaboradores pode ser um apoio para a confecção de plano de desenvolvimento que motive e engaje a pessoa nos desafios que ela escolher.
Procure ajuda
Uma liderança também precisa de apoio. Lidar com pessoas, operações e consigo mesmo são desafios que devem ser compartilhados tanto com a equipe de RH como com profissionais especializados que possam fazer processos de mentoring e/ou coaching.
A OMS divulgou uma pesquisa que compartilhou o seguinte resultado: para cada 1 dólar que a empresa invista em tratamentos psicológicos, o retorno em melhoria da saúde e produtividade do colaborador é de até 4 dólares!
Quando sua equipe de trabalho se sentir bem consigo mesma, com certeza os ganhos da empresa serão enormes. Garantir a satisfação e bem-estar dos funcionários deve ser uma preocupação sempre presente e de responsabilidade do RH.
Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog: