Quando a Somapay começou a pensar sobre como resolver os problemas de gestão de pessoas na construção civil, sabia que o desafio seria imenso. Isso porque existem diversos processos burocráticos que precisam ser simplificados.
Ao conversarmos com profissionais da área de DP e RH, percebemos que entre as principais dores estavam a extensa e repetitiva rotina e a falta de modernização em processos básicos, mas elementares, que fazem parte do dia a dia do setor.
Neste artigo, você verá os desafios da gestão de pessoas na construção civil e como simplificar alguns processos do DP desse setor. Acompanhe!
Antes x Depois: como simplificar alguns processos do DP
Para facilitar a sua visualização, criamos um quadro com algumas atividades e como elas podem ser simplificadas. Veja:
Como a gestão de pessoas reflete no gerenciamento da obra?
Para gerenciar uma obra de construção civil, diversas decisões de cunho financeiro, logístico, suprimentos, gestão de pessoas e outros serão tomadas ao longo do projeto.
O projeto de uma obra possui início e término programados, então cada etapa precisa ser cumprida dentro do prazo estipulado para não criar uma bola de neve no cronograma. Dessa forma, como parar a obra por um tempo para capacitar, desenvolver e até mesmo recolher assinaturas em contracheque sem comprometer a execução e data de entrega?
Uma gestão de pessoas eficiente consegue lidar com o uso do tempo de forma inteligente! Por isso, deve contar com o apoio de tecnologia, seja ela para facilitar os processos burocráticos da rotina de DP ou desenvolver seus colaboradores através de vídeos disponibilizados em plataformas.
Quais os desafios da gestão de pessoas na construção civil?
A construção civil é o terceiro setor com maior rotatividade de colaboradores no Brasil. Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os setores de construção civil e indústria da construção apresentaram, respectivamente, os maiores índices de turnover do país.
“A rotatividade na construção civil é muito grande e um trabalho manual que o DP desse setor têm é de, todo mês, informar quem entra e quem sai (das obras). Então imagine o quanto é cansativo atualizar planilhas em Excel todo mês para pagamentos.” Lilian Nascimento, especialista em CS na Somapay, sobre a rotina dos DPs.
O ideal é conseguir colocar os colaboradores de obras em processo de finalização nos projetos que estão iniciando, mas nem sempre isso é possível. Por isso, realizar o processo de desligamento é necessário.
Quais os benefícios de automatizar processos de gente & gestão na construção civil?
Alguns processos de gente e gestão na construção civil podem ser automatizados. Isso permite maior apoio aos profissionais do setor em realizar processos burocráticos, otimizando tempo de trabalho para atividades mais estratégicas. Veja os benefícios:
Otimiza a gestão
A melhoria contínua nos processos depende da capacidade analítica de seus executores em encontrar soluções que facilitem sua rotina. Concorda?
Otimizar a gestão de pessoas é tornar eficiente os processos mais burocráticos que envolvem, principalmente, recrutamento, seleção, admissão, controle de benefícios, saldo de horas, atestados e desligamentos.
Aumenta a satisfação da equipe
Tanto da equipe interna como externa, afinal, esse benefício contribui para o maior bem-estar das pessoas em seus postos de trabalho.
Imagine que um analista de DP precisa da informação sobre a folha de ponto de determinado colaborador que está na obra, mas imagine só o tempo que ele gastará até conseguir falar com a liderança dessa pessoa e obter a informação?
Porém, se ele tiver acesso aos dados do ponto online em um software, que pode ser consultado instantaneamente, o tempo é reduzido e ele ganha espaço dentro da agenda para realizar outras atividades.
Reduz custos
Aumentar a produtividade dos colaboradores, seja na gestão ou operação, é um dos maiores desafios no mercado. Implementar sistemas que podem dar às pessoas mais tempo ajuda a reduzir custos na empresa.
Tendências na gestão de pessoas na construção civil
Contar com a facilidade nos processos de gestão de pessoas é uma tendência cada vez maior. No segmento de construção civil as tendências tecnológicas desobstruem a rotina dos assistentes e analistas, deixando com eles as atividades mais estratégicas de suas áreas.
Por que perder tempo e eficiência na operação do DP se você pode maximizar a experiência e resultados da sua empresa?
Além dos processos que citamos no início desse conteúdo (controle de ponto, gestão da folha de pagamento e contracheque online), há ainda o uso de sistemas para realizar o recrutamento e seleção de colaboradores, para realizar de pesquisa de clima e satisfação organizacional, confecção de avaliação de desempenho que contribui para o desenvolvimento individual dos integrantes da empresa e abertura de contas para novos colaboradores.
“Na Somapay, o cliente importa o arquivo do sistema de folha e a gente faz o pré-cadastro do funcionário na hora; solicita que ele baixe o app e confirme os dados para a abertura da conta. Já é mais simples para o DP usar a nossa sistemática hoje.” Lilian Nascimento, especialista em CS na Somapay, sobre a abertura de conta dos colaboradores.
A qualidade de vida no trabalho está ligada às ferramentas e espaços para melhoria contínua dos processos que realizamos. O setor da construção civil tem muitas peculiaridades e trabalhar nele não precisa ser desgastante.
Gostou desse artigo? Encontre mais artigos úteis em nosso blog! Leia mais: