fbpx

Início>

Gestão de Pessoas>

5 despesas empresariais que...

5 despesas empresariais que você pode reduzir agora mesmo!

Publicado em 30 maio 2022

Atualizado em 30 maio 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

No mundo empresarial, o principal objetivo dos empreendedores é gerar resultados. Engana-se quem aposta apenas em vender mais ou conquistar novos clientes. Reduzir as despesas empresariais também é um importante fator na alavancagem dos resultados.

O controle dos gastos é a principal ferramenta de gestão em um empreendimento. Saber analisar como estão sendo desempenhadas as operações diárias é essencial para um planejamento financeiro. Com essas informações em mãos, o empreendedor será capaz de gerenciar suas despesas, além de promover ações específicas com o intuito de diminuir os custos.

Acha que isso é uma tarefa muito complexa? Continue a leitura e conheça 5 despesas empresariais que você pode reduzir agora mesmo!

1. Material de expediente

Diante de todos os gastos de uma empresa, as despesas com material de expediente, muitas vezes, são desconsideradas nas ações estratégicas para diminuição dos gastos. Contudo, elas representam uma despesa que, quando bem controlada, pode trazer resultados rápidos.

Uma dica importante é aliar as políticas ambientais com a contenção dos custos, promovendo a conscientização para o uso de canecas e diminuindo o uso dos copos descartáveis. 

Utilizar o armazenamento na nuvem, além de agilizar os processos, contribui consideravelmente para a redução de papel. Essas e outras ações, quando mensuradas, são capazes de demonstrar grandes resultados.

2. Energia elétrica

A energia elétrica é responsável por um grande percentual das despesas e, em muitos casos, ela está diretamente ligada à produção. Contudo, dentro de um empreendimento existem setores que podem contribuir para redução desse custo.

Oriente seus colaboradores a desligarem as luzes nos ambientes que não serão utilizados, assim como desligar os aparelhos eletrônicos.

Utilize conscientemente o ar-condicionado e dê prioridade para a ventilação natural. Muitas vezes, a orientação de um arquiteto é fundamental para garantir um maior aproveitamento da luz natural e da ventilação.

O que muitas empresas têm feito é investir na luz solar: em um primeiro momento é um dispêndio alto, no entanto, seu retorno a longo prazo é excelente. 

3. Despesas bancárias

Aqui está um dos grandes vilões dos custos diários das empresas. Muitos empresários não se dão conta do quanto representa essa despesa, porém, quando analisadas durante o período de 12 meses, o resultado pode ser surpreendente.

Busque informações sobre as contas digitais, elas podem ser uma forma simples de economizar com esse tipo de despesa. Pesquise empresas que estejam alinhadas com o que você precisa e que proporcione segurança, agilidade e baixo custo.

4. Estoque

Uma frase muito conhecida no meio empresarial é “estoque parado é dinheiro parado” e essa é uma realidade de muitos negócios.

Por isso, com um bom planejamento é possível fomentar suas vendas, reduzindo os custos e garantindo o capital de giro. Uma ação que pode trazer resultados imediatos é o controle das mercadorias por data de vencimento, pois isso evita que a empresa perca produtos por terem passado do prazo de validade.

Ter uma maior efetividade na provisão de estoque máximo e estoque mínimo é outro fator capaz de conter os gastos.

5. Fornecedores

Toda empresa que possui um capital de giro consegue barganhar descontos, alavancando seus lucros. Se você sabe qual material precisa ter na sua organização, logo, é essencial cotar quais são os principais fornecedores da área. Assim, conseguirá bons descontos, poderá negociar taxas de juros e prazos maiores para pagamentos.

Essas pequenas ações no cotidiano de uma empresa podem trazer resultados significativos. De fato, as despesas empresariais são desafiadoras, mas quando observadas e acompanhadas elas se tornam fatores importantíssimos na consolidação do lucro.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog:

Relacionados

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.