Você sabe qual é o papel do setor financeiro dentro do negócio? Esse departamento é responsável por administrar todos os recursos da empresa, desde o planejamento até os investimentos que serão realizados.
Além disso, hoje é exigido um trabalho focado em inteligência, cujo departamento é responsável por garantir que a empresa tenha todas as condições possíveis para manter seus recursos e a competitividade.
Neste post, você entenderá a importância do setor, bem como o seu funcionamento. Acompanhe!
Qual é a importância de contar com um setor financeiro de empresas?
Nada melhor do que começar entendendo a importância do setor em si, não é mesmo? Então, fizemos uma rápida lista de alguns benefícios deste setor:
Melhor controle financeiro
Chega até a ser óbvio falar que o setor financeiro é responsável por fazer todo o controle financeiro da empresa. Mas é que esse tipo de tarefa não é brincadeira, ou seja, uma equipe financeira capacitada fará a gestão financeira da melhor forma possível, sem margem para que erros graves aconteçam.
Redução de gastos
Outro grande benefício de ter um setor focado na área financeira está na redução de gastos. Ele é o responsável por identificar gastos desnecessários e estruturar a alocação de recursos.
Fornecimento de informações precisas
Outra responsabilidade que se tornou cada vez mais importante para as empresas, e que somente um setor financeiro poderá fornecer, são os dados financeiros que podem ser interessantes para analisar o negócio como um todo, principalmente no que diz respeito ao seu crescimento.
Como funciona o setor financeiro de uma empresas?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de contar com um setor financeiro, listamos quatro funções existentes deste departamento, dentre muitas que podem ser assumidas.
1.Controle bancário
Uma das funções do setor financeiro é a parte de tesouraria, que nada mais é do que cuidar do fluxo de caixa da empresa, fazendo o controle das entradas e saídas de valores. Ou seja, a área financeira é totalmente responsável por todo controle bancário do negócio.
2.Planejamento financeiro
Planejar é algo importante para todas as áreas, principalmente a financeira. Com um planejamento financeiro, será possível traçar metas para a empresa, bem como garantir que o negócio mantenha o orçamento saudável.
Isso ajuda a reduzir custos e identificar oportunidades para investir bem o dinheiro do negócio.
3.Contabilidade
A função contábil está ligada à gestão do patrimônio da empresa. Isso significa lidar com todos os seus ativos (mercadorias, equipamentos, imóveis, dinheiro) e passivos (pagamento de contas e dívidas). Uma boa contabilidade permite saber se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo.
4.Relacionamento com investidores
Um bom setor financeiro é capaz de apresentar, de forma clara e transparente, as contas da empresa, gerando mais confiança interna e externa. Isso ajuda no processo de captação e no próprio relacionamento com os investidores.
Percebe-se que, cada vez mais, o setor financeiro de empresas é um dos mais vitais para que elas consigam caminhar de forma saudável. Se antes, essa área era vista apenas como um setor para dar suporte, hoje, é essencial para lidar com informações e decisões estratégicas.
Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog: