Muito buscado por funcionários privados e servidores públicos, o empréstimo consignado possibilita que uma pessoa usufrua de um valor para alcançar diversos objetivos.
Para funcionários de empresas que possuem convênios interessantes com suas instituições financeiras, a atratividade das taxas e a facilidade do desconto em contracheque são diferenciais que democratizam e desburocratizam o acesso à crédito.
Para você entender melhor qual o conceito por trás do benefício e quais motivos levam as pessoas a buscarem esse serviço, acompanhe esse conteúdo!
O que é empréstimo consignado?
Essa modalidade de empréstimo acontece mediante o desconto, em folha de pagamento ou benefício previdenciário, das parcelas relacionadas à concessão do dinheiro solicitado.
Existe uma atratividade no valor das taxas de juros dos empréstimos consignados porque, para os bancos cedentes dos valores, o risco ao não pagamento é menor.
Mas por que menor? Porque, desde que respeitando o limite máximo de desconto em folha previsto na lei, as parcelas do acordo são descontadas diretamente no contracheque do contraente.
A Lei Federal n.º 10.820/2003 autoriza, de forma irrevogável e irretratável, o desconto de parcelas de empréstimos consignados, inclusive no documento de rescisão trabalhista em casos de demissão, de até 35% do valor a ser recebido pelo indivíduo.
Como usar o dinheiro do empréstimo consignado?
Os motivos que levam uma pessoa a solicitar um empréstimo são variados. Depende de cada necessidade e do perfil pessoal do indivíduo.
Conheça abaixo algumas das principais razões que levam funcionários de empresas e servidores públicos a solicitarem um consignado com a equipe responsável pelo Departamento Pessoal:
Comprar uma casa
O sonho de possuir um bem próprio é uma das principais razões para a solicitação do empréstimo consignado.
Algumas vezes, o valor é solicitado para dar na parcela inicial à residência. Isso ocorre, normalmente, quando a taxa de juros do empréstimo consignado é menor do que o juros a ser pago caso a entrada não ocorra.
Além de compra, reforma de casa também é algo que faz os indivíduos buscarem o empréstimo consignado. Seja para fazer uma reforma preventiva ou emergencial, após chuvas fortes ou ventos destruidores, o dinheiro chega em boa hora para reparos.
Comprar veículos
Da mesma forma como os imóveis, o empréstimo consignado é muito buscado por pessoas que desejam ter acesso a um carro ou moto.
Com a possibilidade de desconto de até 35% do valor a ser recebido no contracheque, muitos carros seminovos, e até mesmo motos 0km, se tornam bens interessantes para serem adquiridos.
Pagamento de dívidas
Essa razão é bem comum no cenário econômico brasileiro. É o famoso “trocar moeda”. Ao passo que a contração de uma dívida, devido à menor taxa de juros, torna possível a saída do nome do SPC ou Serasa, muitos inadimplentes aproveitam a oportunidade de acessar o empréstimo consignado para limpar o nome.
Por ser uma linha de crédito mais barata e com desconto na folha, o solicitante já nem conta com o valor da parcela a ser abatida para suas despesas pessoais.
Investimento em educação
Seja para fazer um curso de especialização ou alguma outra modalidade de pós-graduação, o empréstimo também é bastante procurado por profissionais que desejam se aperfeiçoar em alguma área. Assim, o empréstimo acaba funcionando como uma mensalidade do curso.
Esse investimento é válido e interessante principalmente se for pensado para o médio e longo prazo, com a valorização do profissional devido ao desenvolvimento educacional e competências.
Empréstimo consignado vale à pena?
Para pessoas que possuem alguma emergência, o empréstimo consignado pode ser uma opção melhor do que entrar no cheque especial do cartão de crédito.
Isso é decorrente do fator “risco”: existe uma enorme probabilidade da parcela do empréstimo ser paga aos bancos porque eles são descontados em folha e não pagos de forma avulsa pelo contraente.
Qual é o limite máximo de empréstimo consignado que pode ser descontado em folha?
Conforme explicamos anteriormente, a Lei n.º 10.820/2023, prevê descontos de até 35% para financiamentos e empréstimos, estendendo para mais 5% para amortização de dívidas de cartão de crédito.
Em caso de demissão ou desvinculação de servidor público, o limite de 35% de desconto pode ser aplicado à rescisão. Esse valor é repassado ao banco cedente para quitação parcial do empréstimo.
É necessário se atentar ao fato de que, em caso de demissão, caso existam parcelas que não sejam cobertas pelos valores descontados na rescisão, fica a cargo do contraente pagar mensal e diretamente ao banco as parcelas em aberto.
Aqui na Somapay Digital Bank você garante um empréstimo consignado seguro e com taxas atrativas para o seu colaborador! Esse crédito pode ser a chave que ele tanto almeja para realizar outros sonhos.
Por meio do atendimento online e rápido, nossa equipe elimina a burocracia e realiza simulações que cabem no bolso, e no contracheque, de quem precisa!Oferecer benefícios que garantam maior qualidade de vida ao seu colaborador também é a chave para reter e atrair talentos, além de melhorar a produtividade e engajamento do trabalhador.
Gostou desse artigo? Encontre mais artigos úteis em nosso blog! Leia mais: