fbpx

Início>

Gestão de Pessoas>

Como criar estratégias de...

Como criar estratégias de incentivo para funcionários?

Publicado em 3 jun 2022

Atualizado em 3 jun 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

Oferecer incentivos para funcionários é uma ação que toda empresa precisa e deve tomar. Afinal, são eles os responsáveis por contribuir para que a sua operação possa funcionar a pleno vapor.

A lógica é simples: funcionários motivados e que trabalham felizes rendem muito mais. Consequentemente, isso gera mais produtividade, leveza e bem-estar para o ambiente empresarial. Reforçamos que, para que isso seja possível, os incentivos são uma boa escolha.

Portanto, para você que está pensando em implantar estratégias de benefícios e incentivos para os seus colaboradores, preparamos algumas dicas sobre como criar esse ambiente na sua empresa. Confira!

Adote a remuneração variável 

A importância de se trabalhar com esse tipo de benefício está em incentivar cada vez mais os colaboradores a dar o melhor de si e oferecer um direcionamento para que possam bater suas metas e contribuir para os bons resultados da empresa.

Foque na produtividade

Sabemos que ser produtivo pode ser um desafio para alguns profissionais. Então, oferecer bonificações para quem consegue atingir um nível excelente de produtividade é uma ótima estratégia.

Lembre-se de que não estamos falando de horas trabalhadas a mais do que o normal, mas da entrega de resultados relevantes para a empresa. Então, crie metas relacionadas às entregas de cada um dos colaboradores e recompense os que conseguirem atingi-las.

Realize ajustes periódicos

Obviamente, nem toda estratégia de incentivo para funcionários poderá funcionar de primeira. Por isso, é preciso entender o que está dando certo e o que não está, em um processo de revisão periódica.

Mantendo essa prática, será possível realizar ajustes que tornarão uma eventual bonificação mais atrativa para os funcionários e para a empresa em si. Pode não parecer, mas programas de incentivos que são falhos ou que não geram benefícios relevantes acabam desmotivando o colaborador.

É importante estar sempre atento para que a sua estratégia de incentivo possa mais ajudar do que atrapalhar.

Faça as devidas correções financeiras

Assim como falamos na dica anterior que é preciso realizar ajustes relacionados ao processo e à estratégia de incentivo , é necessário também pensar nas correções financeiras que devem ser realizadas ao longo do tempo.

Afinal, não faz sentido oferecer uma bonificação que foi estabelecida há muito tempo. Assim como o salário dos colaboradores, é preciso que haja aumentos para tornar esse processo cada vez mais interessante, além de motivar o colaborador a buscar a sua melhor performance sempre.

Destacamos aqui que, para que os incentivos para funcionários funcionem da melhor maneira, é fundamental ter processos ágeis de pagamento. Somente assim, será possível que todo esse trabalho seja bem-sucedido no final.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog:

Relacionados

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.