fbpx

Início>

Gestão de Pessoas>

4 dicas para melhorar a...

4 dicas para melhorar a gestão da folha de pagamento

Publicado em 1 jun 2022

Atualizado em 1 jun 2022

Gestão de Pessoas

Compartilhe:

Um bom planejamento e organização é imprescindível para que o departamento financeiro consiga alocar recursos de forma eficiente, tenha informações necessárias para realizar a tomada de decisão e evite desvios, falhas e retrabalho, como gargalos operacionais.

Para que a folha de pagamento seja bem elaborada, é importante realizar uma gestão de valores, de modo que não comprometa o capital de giro e a liquidez da empresa, além de adquirir um sistema de gerenciamento do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) e adotar medidas de eficiência gerencial.

Neste post, apresentaremos quatro dicas para exemplificar as medidas que podem melhorar significativamente a gestão da folha de pagamento da sua empresa. Confira!

1. Crie um plano de cargos e salários

A gestão de recursos humanos precisa verificar se a remuneração do colaborador é condizente com o cargo exercido e, para isso, um plano de cargos e salários funciona de maneira mais assertiva.

A padronização do trabalho, conforme esse plano, facilita o gerenciamento e o cumprimento de regras, além de possibilitar que o colaborador tenha metas e objetivos traçados para dar sequência na sua carreira dentro da empresa, motivando-os na execução das funções e a retenção de profissionais qualificados pela organização, diminuindo, ainda, os índices de turnover.

2. Controle a jornada de trabalho

Quando é feito o controle da jornada de trabalho dos colaboradores, os horários de saída, entrada, descanso, almoço, horas extras e faltas em relatórios registrados por meio do ponto online no sistema da empresa, evita-se que a remuneração paga pela função executada seja injusta, para ambas as partes.

Além disso, armazenar esse registro no banco de dados garante comprovação para a empresa elaborar sua defesa em caso da ocorrência de passivos trabalhistas na Justiça do Trabalho.

3. Automatize os pagamentos

O controle automatizado da carga horária e da folha de pagamento diminui a ocorrência de erros, principalmente com a integração e segurança das informações.

Automatizar esse processo na empresa também desonera o Departamento Pessoal que, com maior tempo livre, pode desempenhar o papel de agente motivacional da equipe, realizar dinâmicas e definir estratégias para a melhoria do setor.

Agir de maneira assertiva no cumprimento das obrigações trabalhistas melhora o relacionamento interpessoal entre a empresa e seus colaboradores, além de reforçar o comprometimento de todos na busca por resultados positivos que sejam comuns à organização.

4. Faça a previsão de despesas trabalhistas

Empresas precisam planejar e monitorar despesas com a folha de pagamento durante todo o ano, principalmente para realizar a quitação de 13º salário, férias e comissões, a fim de que seu controle financeiro não seja prejudicado.

Dessa forma, quando ocorrerem certos imprevistos, não será necessário recorrer a empréstimos ou outras formas de obter valores para saldar dívidas trabalhistas.

O planejamento é essencial numa gestão: de forma organizada, em posse de relatórios, com o controle das horas trabalhadas e um capital de giro disponível para suprir necessidades emergenciais, a folha de pagamento jamais será uma dor de cabeça para as empresas.

Gostou do artigo? Encontre mais artigos interessantes como esse em nosso blog:

Relacionados

Mais de mil empresas já garantiram as facilidades do pagamento de folha com a Somapay e oferecem bem-estar financeiro para os seus colaboradores com a conta digital.

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos gratuitos e artigos semanais sobre gestão pessoal, financeira, tecnologia e inovação.