Blog da Somapay >

51 termos utilizados no RH que...

51 termos utilizados no RH que você precisa conhecer!

19 de setembro de 2022

Gestão de Pessoas

Sendo você um integrante da equipe de RH da sua empresa, ou se possui algum cargo de interface direta com essa área, com certeza já deve ter ouvido muitos termos utilizados no RH.

Todas as áreas possuem termos técnicos, conceitos e siglas específicas e no RH não é diferente. Por isso, é importante ter sempre por perto um glossário do RH para estar alinhado com essas definições.

1. Abono salarial

É um benefício garantido pelo governo, pago anualmente para trabalhadores que possuem inscrição no PIS/PASEP há 5 anos, tenham recebido até 2 salários mínimos no ano-base e trabalhado com atividade remunerada pelo menos 30 dias desse mesmo ano. Foi instituído pela Lei n.º 7.998/90.

2. Absenteísmo

Do latim “estar fora, afastado ou ausente”, é um indicador que mede a soma das ausências de funcionários durante o expediente, seja por faltas, atrasos ou saídas antes do fim da jornada.

3. Acordo sindical

É o Acordo Coletivo de Trabalho, que funciona como representação do sindicato de um determinado setor para os funcionários de uma empresa. Ele rege as relações, e possíveis alterações, de trabalho entre empregador e empregados.

4. ATS ou Applicant Tracking System

O ATS é uma plataforma de recrutamento e seleção que combina todas as ferramentas necessárias para um processo seletivo digital, desde o recrutamento até a admissão.

5. AI ou Inteligência Artificial

É a tecnologia que revoluciona processos de forma ágil e inteligente. No RH, costuma ser aplicada nos processos seletivos por meio de ATS.

6. ASAP

É a sigla para “As soon as possible”, bastante utilizada no glossário do RH, porém é não exclusiva do setor. Refere-se ao prazo e entrega de algo, sinalizando urgência. 

7. API

Em português, o termo API pode ser traduzido como “Interface de Programação de Aplicação”. Trata-se de um código de programação que funciona como uma porta para unificar funcionalidade de softwares.

8. Automação de processos

A automação é, basicamente, quando a tecnologia é utilizada para otimizar o trabalho humano, como por exemplo no pagamento da folha.

9. Banco de horas

É o acúmulo de horas que são trabalhadas para além da jornada acordada. Ele pode ser trocado por folgas ou pagamento de extras.

10. Business partner

No RH, corresponde àquele a quem é atribuído o planejamento estratégico. Ou seja, quem trabalha em pontos importantes para o sucesso da organização.

11. B2B ou B2C

São termos bastante utilizados em marketing, mas que devem ser reconhecidos por todas as áreas. B2B ou Business-To-Business corresponde a empresas que prestam serviços para outras empresas, enquanto B2C, Business-To-Consumer, trata direto com o consumidor final.

12. Burnout

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

13. Cultura organizacional

A cultura organizacional da empresa é formada por uma série de aspectos como: valores, missões e objetivos que conduzem o dia a dia e os processos da organização. Esse conjunto de ideais é o reflexo do DNA da organização, sua identidade e o clima organizacional.

14. Clima organizacional

O clima organizacional é um conjunto de fatores que compõem o nível de satisfação dos colaboradores em relação às empresas. Ele está totalmente associado à percepção que os funcionários têm sobre a gestão, a organização e aos colegas de trabalho.

15. CIPA

Esse termo é mais comum na engenharia, então se você trabalha no RH de empresas desse segmento, é importante conhecê-lo.

A CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma comissão que representa empregadores e empregados, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das leis e normas que previnem acidentes no trabalho. É obrigatório em empresas com mais de 20 funcionários .

16. Controle de ponto

É a forma de gerenciamento da jornada de trabalho dos empregados da empresa. É um dos termos bastante utilizados no RH. O controle de ponto online tem ganhado espaço nas empresas que precisam aproveitar o tempo de suas equipes de RH e DP.

Ponto-online

17. Downsizing

Na tradução literal “redução de tamanho”, é um termo comumente utilizado para referir-se ao enxugamento ou redução da força de trabalho. Muito utilizado para diminuir os custos de uma empresa ou substituir recursos humanos por processos automatizados. 

18. Deep Learning (DL)

A tradução significa “aprendizagem profunda”. Trata-se de tecnologias avançadas que aprendem de forma independente. Basicamente, funciona como a Inteligência Artificial.

19. eNPS

O eNPS ou Employee Net Promoter é uma métrica usada para medir o nível de satisfação dos funcionários em relação à empresa. Ele mostra o quanto os funcionários são “promotores” da empresa em que trabalham e avalia a probabilidade dos colaboradores recomendarem a sua organização como um bom lugar para se trabalhar.

20. Employee Experience (EX)

Employee Experience ou Experiência do Colaborador é o conjunto de esforços para melhorar a jornada e desenvolvimento do colaborador. É tudo que os colaboradores observam, sentem e pensam ao longo do seu relacionamento e interação com a organização. 

21. Employer Branding

É uma estratégia que tem como principal objetivo desenvolver o capital humano da organização, priorizar o bem-estar, integrar as pessoas aos valores e cultura da empresa, gerenciar a reputação da marca, atrair e reter talentos.

22. Enterprise Resource Planning (ERP)

Apesar de existir a tradução literal da abreviatura, aqui no Brasil seguimos utilizando o termo ERP para nos referir aos softwares que fazem a gestão de um negócio de forma integrada entre setores. É o “Planejamento dos Recursos da Empresa”; recursos esses que são as diversas áreas que estão na composição organizacional de um negócio.

23. E-recruitment

É basicamente o uso de ferramentas online para o recrutamento e seleção.

24. eSocial

Significa “Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”.

É um sistema do Governo Federal onde empregadores comunicam e enviam documentações fiscais dos trabalhadores de suas empresas.

25. Fit Cultural 

O Fit Cultural é a capacidade de uma pessoa se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa. Levar em consideração o Fit Cultural significa entender o quanto o candidato se parece com a sua empresa e está preparado para os desafios e responsabilidades

26. Feedback

O feedback é um tipo de avaliação simples que mede o comportamento e performance dos colaboradores da empresa, e até mesmo dos candidatos, e que é oferecido como retorno, que pode apresentar pontos positivos ou negativos.

27. Funil de recrutamento

O funil de recrutamento corresponde a todas as etapas da contratação e ajuda a identificar os pontos de melhoria nas ações, como por exemplo na taxa de aquisição de novos colaboradores.

28. Folha de pagamento

É a documentação utilizada pelas empresas para gerar a relação de pagamento de salários e demais benefícios ofertados. Ela possui dados como nomes dos funcionários, suas remunerações e descontos, impostos recolhidos e valor líquido do salário a ser depositado em conta.

29. HRTech

São as empresas que desenvolvem tecnologia para gestão de RH e gestão de pessoas.

30. Headhunter

É o profissional de RH responsável pelo recrutamento exclusivamente de pessoas do mundo corporativo.

31. Hard skills

As hard skills correspondem às habilidades profissionais, os conhecimentos técnicos e acadêmicos do profissional, como os cursos, treinamentos, especializações e outras formas de educação que validam um conhecimento teórico.

32. Inbound Recruiting

No Inbound Recruiting, a ideia não é ir atrás do candidato, mas sim despertar o interesse e desejo do mesmo em fazer buscar a empresa e fazer parte dela.

33. Job Description 

O job description são as informações que vão ser disponibilizadas para a divulgação de uma vaga, como cargo, atividades, salário, benefícios e outros. O job description pode ser o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa. Quando criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.

34. KPI

A sigla para Key Performance Indicators, fala sobre o nível de desempenho de cada área da organização. Ou seja, acompanhar os KPI’s é acompanhar os indicadores da empresa.

35. Intervalo Interjornada

É o período de descanso, previsto em lei, entre uma jornada e outra, com duração mínima de 11 horas consecutivas.

36. Intervalo Intrajornada

É o período de descanso  entre um turno de trabalho e outro, normalmente entre 1 ou 2 horas; normalmente é o período de almoço, jantar ou repouso usado durante a jornada de trabalho.

37. LGPD

Regida pela Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados regula o uso e tratamento de dados pessoais e sensíveis por governos, empresas e pessoas físicas com acesso a tais dados. O objetivo é proteger e garantir confidencialidade no uso de dados dos cidadãos. 

38. Machine Learning (ML)

É a aprendizagem da máquina a partir de estatísticas, algoritmos e padrões. Nos próximos anos será cada vez mais utilizado no recrutamento e seleção.

39. Marca empregadora

O conceito de marca empregadora se refere à instituição que emprega pessoas. Por isso, quando tratamos esse tema, nos referimos às ações que despertam o desejo das pessoas em trabalhar na empresa e das práticas que visam a retenção de talentos.

40. NR ou Norma Regulamentadora

Outro termo que também é mais comum na engenharia, então se você trabalha no RH de empresas desse segmento, é importante conhecê-lo. As NRs estão ligadas a um conjunto de requisitos e procedimentos relacionados à segurança e medicina do trabalho.

41. Onboarding

O onboarding é o processo de integração para profissionais recém-contratados e tem como objetivo principal diminuir o tempo de adaptação. São ações com o objetivo de capacitar, treinar e socializar com os demais colaboradores. 

42. Outbound Recruiting 

Oposto ao Inbound Recruiting, o Outbound Recruiting representa o formato de recrutamento no qual o recrutador vai em busca do candidato perfeito para a vaga. Ou seja, se trata da busca ativa por novos talentos para a empresa.

43. People Analytics

People Analytics, ou análise de pessoas, é uma metodologia baseada em dados. O seu objetivo nada mais é do que coletar, organizar e orientar a equipe de RH por meio de softwares que cruzam as informações e apresentam resultados para a tomada de decisão.

44. Passivo trabalhista

É a dívida que a empresa acumula ao deixar de recolher os impostos e encargos sociais ou dar cumprimento às obrigações trabalhistas.

45. RH Estratégico

É um modelo de gestão que possibilita aos profissionais de RH ter um setor da empresa que seja responsável por decisões estratégicas ligadas aos recursos humanos, baseando-se em dados e objetivos do negócio. 

46. Smart Recruiting

O Smart Recruiting é uma funcionalidade do ATS que automatiza as atividades manuais do recrutador, com o objetivo de acelerar e automatizar os processos de recrutamento.

47. Software de recrutamento e seleção

Um software de recrutamento e seleção, ou ATS (Applicant Tracking System), é uma ferramenta que tem como objetivo transformar as atividades operacionais do RH, em processos automatizados e inteligentes. Essas ações proporcionam economia de tempo e recursos, mas sem perder a qualidade das contratações. 

48. Soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Ou seja, aquelas que são ligadas ao comportamento e reações diante de situações cotidianas. 

Ela remete à inteligência emocional e a personalidade de cada indivíduo, que impactam nas relações interpessoais de trabalho.  

49. Talent Acquisition

Na tradução: “Aquisição de Talentos”, trata-se de encontrar, atrair e integrar, de forma estratégica, os melhores e mais qualificados profissionais de acordo com as necessidades da empresa.

O principal objetivo do talent acquisition é a antecipação das necessidades de contratação, observando as demandas das equipes, e construindo uma cadeia de relacionamento com os candidatos.

50. Turnover

É um indicador que mede a rotatividade dos funcionários de uma empresa. 

51. Workshop

É um treinamento realizado em grupo a partir da orientação técnica de um instrutor. 

Esses foram alguns dos termos utilizados no RH que mais geram dúvidas no entendimento das equipes dessa área. 

Ficar atento ao conceito é o básico para saber aplicá-los no dia a dia. Como a área de RH tem muitas implicações legais, que geram multas e penalidades às empresas, se aprofundar em cada um desses termos utilizados no RH é muito importante!

Gostou desse artigo? Encontre mais artigos úteis em nosso blog! Leia mais: